30 de November de 2021

NOTICIAS

África pode se tornar uma superpotência em energia renovável

África pode se tornar uma superpotência em energia renovável

Washington, 16 Set(Prensa Latina) A África tem os menores índices de energia limpa, mas também tem potencial para se tornar uma superpotência no uso de fontes renováveis, disse hoje o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma avaliação da possibilidade de combater a pobreza e a desigualdade por meio do uso de recursos naturais, o PNUD garantiu que o continente africano tem um vasto potencial inexplorado, que pode impulsionar o crescimento econômico e beneficiar milhões de pessoas.

Isso significa que, na região do Sahel, 169 milhões de pessoas não têm eletricidade e nenhum dos 10 países naquela área tem uma taxa superior a 43 por cento quando se trata de limpar cozinhas.

A isso se soma que na África subsahariana, 52 por cento da população carece de eletricidade, por isso o PNUD prevê levar eletricidade limpa a 1,1 milhões de habitantes e um milhão de equipes com tecnologia limpa nos próximos cinco anos.

Nesses esforços, 17 agências das Nações Unidas uniram forças no âmbito da Estratégia Integrada das Nações Unidas para o Sahel.

Outra iniciativa, o Programa de Minirredes da África promove o uso de energia renovável em 18 países, mediante planos de eletrificação sem conexão a rede aa região com um potencial para chegar a 302 milhões dos 789 milhões de pessoas que carecem de eletricidade em todo o mundo.

Prevê-se que a pobreza energética e as suas consequências para as economias locais e o desenvolvimento social continuem a ser o desafio prevalecente na África até 2030.

Assim, apoiar o crescimento com energia renovável é visto como viável para aquele continente em termos de criação de empregos, estabelecimento de novos setores industriais, maior acesso a segurança energética melhorada e estabilidade econômica de longo prazo.

mem/crc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.