7 de December de 2021

NOTICIAS

Acordam medidas para proteger a fronteira Tadjique-Afegã

Acordam medidas para proteger a fronteira Tadjique-Afegã

Dushanbe, 15 set (Prensa Latina) O Conselho de Segurança da Rússia informou hoje que a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) acordou medidas para fortalecer a proteção da fronteira entre o Tadjiquistão e o Afeganistão.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o comunicado da entidade russa, a decisão foi tomada em reunião realizada nesta cidade pelos ministros das Relações Exteriores e da Defesa e chefes dos Conselhos de Segurança dos países membros do OTSC, focada na situação afegã.

‘Foi aprovado um pacote de medidas para responder aos desafios à segurança dos Estados da Ásia Central derivados do possível aumento da ameaça terrorista’ naquela nação islâmica, afirma o texto.

Além do fortalecimento dos limites territoriais tadjique-afegãos, as disposições incluíam a realização de exercícios militares, operações antidrogas e uma operação conjunta para prevenir a imigração ilegal para os países membros do OTSC vizinhos.

Criado em 1992, o grupo é formado pela Armênia, Belarús, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tajiquistão. As Forças Coletivas do CSTO da Ásia Central para Desdobramento Rápido somam atualmente cerca de 5.000 soldados e realizaram exercícios militares nos últimos dias.

A tomada do poder no Afeganistão pelo movimento Talibã, há quase um mês, após 20 anos de intervenção militar dos Estados Unidos e da OTAN, disparou alarmes internacionais sobre o transbordamento do conflito interno para fora das fronteiras do país.

ga/mml/cm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.