5 de December de 2021

NOTICIAS

Senado mexicano aprova lei sobre impugnação

Senado mexicano aprova lei sobre impugnação

México, 14 set (Prensa Latina) O Senado mexicano aprovou por unanimidade a Lei de Impeachment e Declaração de Procedimentos com mais de 30 mudanças, e a devolveu à Câmara dos Deputados, que inicia hoje seu debate.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A modificação mais importante proposta pelo bloco de oposição de quatro partidos é eliminar a obrigação dos congressos locais de cumprir com as resoluções da Câmara dos Deputados sobre o desafuero dos governadores, o que o partido governista Morena havia se recusado a fazer.

Entretanto, a decisão tomada pelos deputados será apenas declaratória e será comunicada aos legisladores locais para que, no exercício de seus poderes, eles possam proceder de acordo. Isto significa que a aprovação é certa.

Outra das mudanças fundamentais que as forças políticas concordaram em fazer ao projeto de lei foi fazer referência também ao artigo 11 da Carta Magna, no qual fica claro que as decisões adotadas pela maioria na Câmara dos Deputados em relação à retirada da imunidade dos governadores serão inatacáveis.

Por sua vez, o senador Germán Martínez, também senador da Morena, ressaltou que a ata dos deputados mantém esta atmosfera de impunidade e cumplicidade gritante com os governadores. Algo cheira a podre, disse ele.

A referência vai diretamente contra o governador de Tamaulipas, Francisco Javier García Cabeza de Vaca, que foi destituído de sua imunidade por inúmeros supostos crimes de que o Ministério Público o acusa, mas não foi preso porque o congresso local o manteve.

mem/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.