25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia se prepara para as eleições do fim de semana

Rússia se prepara para as eleições do fim de semana

Moscou, 14 set (Prensa Latina) A Rússia se prepara hoje para as eleições parlamentares deste fim de semana, embora o ambiente de campanha impusesse proibições a reuniões de pessoas, comícios e eventos públicos devido à pandemia de Covid-19.

A evidência das próximas votações para eleger os deputados da Duma Estatal (Câmara dos Deputados) é visível em folhetos nas ruas e, sobretudo, nos meios de comunicação que anunciam as eleições, avanços nas votações antecipadas e nos resultados das pesquisas.

O governante partido Rússia Unida pode ganhar entre 42 e 46% dos votos e o Partido Comunista da Federação Russa (PCFR), 17 a 19%, disse ontem o Fundo de Desenvolvimento da Sociedade Civil. Analisou estatísticas eleitorais e avaliações de especialistas.

Constantin Kostin, chefe do Fundo, acrescentou que 7 e 9% das cédulas podem ser para o Rússia Justa-Patriota pela Verdade, enquanto o Partido dos Pensionistas e o Gente Nova devem ficar sem cadeiras.

Ao apresentar tal uma previsão, disse que o percentual de Rússia Unida vem mais baixo do que em 2016 porque ‘ vai pagar com um certo nível de apoio às reformas importantes, mas impopulares’, e as consequências do impacto nacional do coronavírus SARS-CoV -2.

‘Uma pandemia é uma espécie de força maior, mas as pessoas estão acostumadas a acreditar que governo e o partido no governo são responsáveis por tudo o que acontece, por tudo de negativo que existe’, explicou.

Segundo a agência de notícias TASS, ele destacou que a formação política à qual pertence o presidente Vladimir Putin teve uma campanha eleitoral ‘impressionante’, com apelos precisos ao seu público-alvo.

Por isso, o plano de ‘preservar a maioria parlamentar ou reafirmar o direito à maioria constitucional pode ser alcançado’, disse.

Para o especialista, durante a campanha eleitoral a PCFR tentou ativamente se tornar a principal porta-voz dos sentimentos de protesto para conquistar ‘a maioria dos votos da oposição’.

No entanto, ele previu que os comunistas não atingirão suas expectativas de atingir entre 25 e 30%, número que previram no início da disputa eleitoral.

Uma pesquisa conduzida entre 6 e 8 de setembro pelo Centro Russo de Estudos de Opinião Pública (Vtsiom) apontou que o Rússia Unida pode obter 42% dos votos e a PCFR 19%. A principal agência sociológica do país também indicou que o Partido Liberal Democrático da Rússia poderia ganhar 11% dos votos, Rússia Justa-Patriota pela Verdade, 8%, e Gente Nova, 5%.

A Fundação de Opinião Pública (FOM) e o Instituto de Marketing Social (Insomar) também apresentaram previsões, nas quais a Rússia Unida e os Comunistas da PCFR coincidem nos dois primeiros lugares.

A chefe da Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia, Ella Pamfilova, previu nesta segunda-feira que a participação será ao nível das eleições parlamentares de 2016, onde os cálculos registraram uma participação cidadã de 48%.

A este respeito, chamou a atenção para a previsão do Vtsiom, que prevê um atendimento entre 48 e 51%, enquanto em 2016 a previsão era de 45 a 50%.

Desta vez, a votação terá duração de três dias: 17, 18 e 19 de setembro, com o objetivo de evitar as concentrações de pessoas que podem levar à disseminação do coronavírus.

Junto com as eleições dos 450 deputados da Duma Estatal, ocorrerão os votos diretos dos chefes de nove entidades constituintes da Rússia – em outras três serão eleitos pelos deputados das assembleias legislativas – e de 39 parlamentos regionais.

npg/mml/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES