8 de December de 2021

NOTICIAS

México inicia com 600 presos processo de libertação dos não julgados

México inicia com 600 presos processo de libertação dos não julgados

México, 14 set (Prensa Latina) O governo federal anunciou hoje que o México libertará 600 prisioneiros não julgados e não indiciados nesta fase inicial do processo para mais de 4.000 detentos com processos em análise.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua entrevista coletiva matinal, o Presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou o número de detentos identificados sem julgamento ou sentença que estiveram atrás das grades por 10 anos ou mais, alguns dos quais são inocentes das acusações contra eles.

Embora o presidente não tenha dado mais detalhes, os nomes foram publicados no Diário Oficial na terça-feira, o que significa que a decisão de iniciar um processo contra essas pessoas com a ideia de libertá-las já é firme.

O gazeta indicou que o Ministério do Interior emitiu as regras e diretrizes que serão usadas para criar e operar o comitê permanente de monitoramento das ações para a gestão dos pedidos de pré-liberação das pessoas condenadas.

Também será responsável pela identificação de casos de pessoas em prisão preventiva, bem como daqueles que foram vítimas de tortura.

As diretrizes estabelecem que seus membros devem se reunir ordinariamente a cada três meses, ou extraordinariamente quando necessário.

Em dezembro, o comitê preparará um relatório sobre os resultados do acompanhamento das ações realizadas pelas instituições membros em conformidade com o acordo, que deverá ser apresentado ao Presidente da República.

Seus membros devem ser pelo menos diretores de área, tanto no Ministério do Interior quanto no Ministério da Segurança e Proteção do Cidadão.

mgt/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.