7 de December de 2021

NOTICIAS

Uruguai estudou viabilidade de acordo comercial com a China

Uruguai estudou viabilidade de acordo comercial com a China

Montevidéu, 13 set (Prensa Latina) O ex-vice-presidente e ex-ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, disse hoje que já havia sido realizado um estudo de pré-viabilidade com a China para um acordo de livre comércio (TLC) durante o governo anterior da Frente Ampla.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o jornal La República, o Ministério das Relações Exteriores chinês havia lhe dito anos atrás que queria um acordo semelhante com o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e, se isso não fosse possível, com o Uruguai.

Nin lembrou a existência de uma regra aprovada pelos presidentes dos quatro estados-membros do bloco que, na área de bens comercializáveis, as tarifas não podem ser reduzidas por si só, ‘que colocaria um buraco no Mercosul’, do qual Argentina, Brasil e Paraguai também são membros.

Quanto a um novo estudo de pré-viabilidade de um TLC com a China, anunciado pelo Presidente Luis Lacalle Pou, ele o considerou sem sentido, pois o Uruguai tem um realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, os Ministérios da Economia e Finanças, Pecuária, Agricultura e Pesca, Indústria e a instituição Uruguai XXI.

Ele o descreveu como um documento de 120 páginas, que analisa os impactos de um acordo comercial com diferentes possibilidades de reduções tarifárias, tanto para produtos de saída quanto para produtos de entrada.

mem/hr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.