6 de December de 2021

NOTICIAS

Tempestade Tropical Nicholas afetará o México

Tempestade Tropical Nicholas afetará o México

México, 13 set (Prensa Latina) Outra tempestade tropical que acaba de se formar no Golfo do México, Nicholas, 285 km ao norte-nordeste do porto de Veracruz, afetará o país, confirmou hoje a Comissão Nacional da Água (Conagua).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No entanto, a devastação não será tão forte quanto Grace, Nora e Ida, informaram a Coordenação Mexicana de Proteção Civil, que destacaram que, de acordo com as previsões atuais, não se espera que tenha um impacto direto no território nacional, nem evoluirá para um furacão, embora esteja monitorando e observando sua trajetória.

Conagua advertiu que Nicholas causará fortes chuvas na região do Golfo do México, particularmente nos estados de Tabasco, Veracruz e sul de Tamaulipas, onde a tempestade vem afetando desde ontem à noite, acompanhada de ventos de 65 quilômetros por hora, enquanto se move para noroeste a 20 quilômetros por hora.

A chefe do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), Alejandra Margarita Méndez, disse que o centro da tempestade tropical tem se aproximado da costa de Tamaulipas desde as primeiras horas da manhã.

Em seu caminho, provocará chuvas fortes com possíveis deslizamentos de terra, inundações e aumento de rios e riachos, bem como ventos fortes e ondas de 2 a 3 metros de altura nas costas de Tabasco, Veracruz e Tamaulipas.

Também causará ventos de 40 a 50 quilômetros por hora e chuvas fortes a muito fortes nos estados de Hidalgo, Puebla, Estado do México, Cidade do México e San Luis Potosí, portanto, devem ser tomadas precauções, disse.

Entretanto, Nicholas poderá ser benéfico, pois poderá encher as represas de Falcón e Vicente Guerrero, que atualmente estão entre 11% e 37% cheias. Outros reservatórios, por outro lado, permanecem em 90%, como é o caso do Marte R. Gómez, e é por isso que ele chamou a população para manter um olho na sua evolução.

Advertiu que outro sistema de baixa pressão com potencial ciclônico está se movendo para fora das costas dos estados de Oaxaca e Guerrero, de frente para o Oceano Pacífico, e em seu caminho causará chuvas pesadas a torrenciais com possíveis deslizamentos de terra e ondas pesadas.

jcm/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.