6 de December de 2021

NOTICIAS

Presidente da Tunísia planeja emendar Constituição

Presidente da Tunísia planeja emendar Constituição

Tunísia, 13 set (Prensa Latina) O presidente da Tunísia, Kais Saied, anunciou hoje que formará um novo governo em pouco tempo e pretende reformar a Constituição para superar a crise política, da qual é um eixo importante.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Essa reforma da Carta Magna era esperada depois que o presidente desmantelou as instituições básicas do governo: demitir o gabinete e cancelar a atividade parlamentar, ações qualificadas pela oposição de autogolpe, que o presidente rejeitou em meio a crise institucional.

‘Procuro pessoas que sejam impecáveis’, explicou Saied em declarações à imprensa, acrescentando que ‘recentemente tivemos uma reunião para eleger membros do governo e continuarei a examinar pessoas em quem possamos confiar’, disse ele.

Em julho, o presidente assumiu todos os poderes e no final de agosto prorrogou a suspensão do Parlamento e manteve a retirada da imunidade de todos os legisladores ‘até novo aviso’.

Saied se baseou no fato de ser uma resposta dentro de suas funções constitucionais às mobilizações contra a gestão da pandemia, da corrupção e da grave crise econômica. Da mesma forma, o político rejeitou as acusações que o apontam como responsável pela instabilidade institucional e por atuar contra a Constituição, e garantiu continuar ‘respeitando a legalidade democrática’.

O chefe de estado demitiu o governo e suspendeu o funcionamento do Parlamento para assumir seus poderes, e insistiu que se tratava de medidas excepcionais para salvar o país.

jcm / mt / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.