5 de December de 2021

NOTICIAS

Países Baixos abrem o maior repositório de arte do país

Países Baixos abrem o maior repositório de arte do país

Amsterdã, 13 set (Prensa Latina) Com uma arquitetura sustentável cujo design incentiva a interação do público com as obras, o maior repositório de arte dos Países Baixos e o primeiro deste tipo no mundo abriu suas portas hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A instalação, resultado do domínio do grupo de arquitetura holandês MVRDV, concentra meio milhão de peças das coleções do Museu ao Ar Livre do país europeu, do Palácio Het Loo, do Rijksmuseum e da Agência do Patrimônio Cultural, que não dispunham de espaço em razão do acúmulo de itens registrados em seus catálogos.

Chamado de Amersfoort Netherlands Collection Centre, o edifício cobre 30.000 metros quadrados, com um telhado coberto por 2.100 painéis solares e rodeado por janelas de vidro, o que traduz a essência da sustentabilidade e do modernismo em sua estrutura.

O projeto, que começou em 2015 depois de vários anos de conversas, pinturas de tesouros, esculturas, móveis, carruagens, uma locomotiva a vapor, instrumentos musicais como um órgão de quase oito metros, espadas e outras amostras de armas, assim como equipamentos de equitação, embarcações utilitárias, entre outros.

Após vários meses de movimentação e classificação das obras de cerca de quinze locais, os especialistas conseguiram articular um sistema atualizado, no qual cada objeto tem seu próprio código de barras, com todos os dados que o definem e o nome da instituição que o possui.

O museu também possui instalações para a recepção de estudantes e pesquisadores, assim como espaços para a restauração das peças, montagem de exposições, tratamento de pragas, quarentena das obras, um estúdio fotográfico, uma sala de raios X e uma sala fria.

Segundo os criadores, as obras de arte serão penduradas em prateleiras, enquanto as estampas, desenhos e fotografias serão mantidas em salas fechadas, com acesso apenas mediante solicitação, a fim de salvaguardar os objetos históricos.

jcm/lbl/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.