18 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU inclui Brasil entre os países com situação preocupante sobre DDHH

ONU inclui Brasil entre os países com situação preocupante sobre DDHH

Brasília, 13 set (Prensa Latina) O Brasil está hoje entre os 40 países em alerta pelas Nações Unidas sobre questões de direitos humanos, segundo Michelle Bachelet, comissária daquele órgão que lida com o conjunto de normas e deveres.

O portal de notícias R7 informou que Bachelet mencionou o cenário brasileiro como preocupante durante um discurso no Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, na Suíça.

Chamou a atenção para a lei antiterrorista e para a situação dos povos indígenas no gigante sul-americano.

R7 assinalou que esta advertência surgiu no mesmo dia em que o projeto de lei 1595/19, que prevê ações antiterroristas, será discutido na Câmara dos Deputados.

Também vem dias antes da viagem do Presidente Jair Bolsonaro para se dirigir à ONU em Nova York.

Tradicionalmente, o governante brasileiro é o primeiro chefe de Estado a proferir um discurso na ONU, agendado para 21 de setembro.

Para Bachelet, a forma como a lei antiterrorista foi discutida no Brasil, incluindo disposições ‘excessivamente vagas e amplas’, apresenta riscos de abusos contra ativistas sociais e defensores dos direitos humanos.

A criminalização dos movimentos sociais e greves, assim como a restrição das liberdades fundamentais, são alguns dos pontos que merecem atenção na legislação proposta pelo governo Bolsonaro.

Uma possível aprovação do texto atual limitaria o direito de protesto na imensa nação, de acordo com os relatores do organismo internacional.

Durante a abertura do Conselho de Direitos Humanos, o ex-presidente brasileiro também aludiu à situação dos povos nativos como outra preocupação da comunidade internacional.

‘Estou alarmada com os recentes ataques contra membros dos povos Yanomami e Munduruku por mineiros ilegais no Amazonas’, disse ela.

Enfatizou que as questões de mineração ilegal e demarcação de terras ancestrais devem ser acompanhadas de perto.

O Supremo Tribunal Federal retomará na quarta-feira o julgamento sobre a chamada estrutura temporária na jurisdição das terras nativas, que está em andamento desde 26 de agosto.

O supremo está analisando se esta condição deve seguir o critério transitório, que define que os povos indígenas só podem reivindicar seus territórios ocupados antes da data de promulgação da Constituição de 1988.

mem/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES