28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Obra de José Martí terá foco o projeto da Rota das Essências em Cuba

Obra de José Martí terá foco o projeto da Rota das Essências em Cuba

Havana, 13 set (Prensa Latina) O Movimento Juvenil Marciano de Cuba organiza hoje o projeto Ruta de Esencias, uma iniciativa literária, científica e cultural, programada para 24 de setembro com uma homenagem ao intelectual Cintio Vitier.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Liderada pelo cantor da nação caribenha Erick Jon e inspirada no tema que o jovem intérprete dedicou ao apóstolo José Martí, o grupo propõe uma aproximação à obra do Herói Nacional com amigos, cientistas, acadêmicos e representantes de diversas manifestações artísticas.

Em declarações à Prensa Latina, o compositor destacou que o encontro assumirá um formato livre, com a música como protagonista e o tom coloquial e, embora sua sede habitual seja a Fragua Martiana de Havana, projetam passeios por bairros e monumentos ligados para o patriota da ilha.

‘Se a situação epidemiológica permitir, vamos promover este encontro duas vezes por mês e pretendemos criar um espaço de diálogo, conhecimento, divulgação de notícias e análise de fenômenos passados ​​e contemporâneos relacionados com acontecimentos históricos’, explicou. Assim, nesta primeira oportunidade, as instituições e artistas envolvidos dedicam as suas propostas a Vitier, narrador, ensaísta e crítico cubano, inicialmente associado ao grupo da revista Origenes, a par de outras personalidades literárias como José Lezama Lima, Eliseo Diego e Fina García Marruz.

O programa inclui também, nos próximos meses, ações dedicadas a Rafael María de Mendive, professor de Martí; fala sobre a marca do líder da Revolução, Fidel Castro e do advogado, político e educador Armando Hart.

Em agosto passado, Jon estreou a música Esencias, um reflexo do trabalho, da luta e das ideias de José Martí nos gêneros pop e danzón; uma alegoria do século XIX, do tempo do poeta da nação caribenha e do compromisso de estar próximo das novas gerações.

Ambas as versões surgem após um intenso processo de investigação e revisão de documentários, livros, poemas e artigos publicados na imprensa sobre o jornalista e filósofo antilhano, nesta época de pandemia de Covid-19, segundo seu autor.

‘Eu não queria musicalizar a poesia de Martí, minha intenção era escrever sobre ele. Para sua produção tive minha banda de instrumentos como piano, saxofone, bateria e pailas; o grupo vocal Kuban Blues, nas cordas e um das vozes e com a integrante do grupo infantil La Colmenita, Sharyl Delgado ‘, acrescentou.

Na proposta musical, a pianista Alba Liria Shand também intervém e, na sua opinião, torna visíveis as ações promovidas pelos jovens nos mais diversos contextos sociais: Centros de isolamento, trabalhos de pesquisa e na primeira linha de combate ao vírus SARS-CoV. -2, responsável pela Covid-19.

jcm / dgh / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.