24 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grande recepção na Espanha do documentário cubano sobre Chernobyl

Grande recepção na Espanha do documentário cubano sobre Chernobyl

Madri, 12 set (Prensa Latina) Fortes emoções, ovações fechadas e expressões de admiração por Cuba, despertaram hoje a exibição na Espanha do documentário Sacha, uma criança de Chernobyl.

Na presença do seu realizador Maribel Acosta Damas (em discurso partilhado com Roberto Chile), o Ateneo de Madrid assistiu à estreia do material de 39 minutos, com linguagem clara e convincente.

Doutora em ciências da comunicação, professora e jornalista com longa experiência, Acosta Damas explica que a ideia do documentário surgiu de seu encontro em 2015 com a artista peruana Sonia Cunliffe, que decidiu levar o assunto para uma exposição em Lima um ano depois.

Foi uma espécie de inspiração que me fez investigar sobre as 26 mil crianças da Ucrânia, Rússia e Bielo-Rússia que receberam tratamento gratuito em Cuba após o acidente nuclear de Chernobyl, explicou.

O ponto de partida do documentário é a história de Olexandr Savchenko ‘Sacha’, que chegou a Cuba com sua mãe Lida um ano após a explosão da Usina Eletronuclear Vladimir Ilyich Lenin em Chernobyl, em 26 de abril de 1986.

Sacha, que morava em Chernigov, cidade do interior ucraniano próximo ao local do acidente, adoeceu e, devido à falta de diagnósticos precisos em seu país, sua mãe decidiu levá-lo para Tarará, um acampamento infantil à beira de um balneário a leste de Havana.

Uma história com final feliz, como a grande maioria das crianças que receberam tratamento em Cuba durante 21 anos. A melhor prova, a eterna gratidão dos ucranianos, como descobriu Acosta Damas quando foi filmar naquele país.

‘Conversar com a Lida (mãe de Sacha) foi como receber uma lição de vida, e também me colocar em perspectiva com a história do meu país’, confessou a diretora.

O Embaixador Eumelio Caballero, Encarregado de Negócios cubano na Espanha, destacou que o documentário é uma forma de compartilhar a experiência da obra internacionalista da Revolução Cubana.

‘Manter a atenção cuidadosa dos profissionais de saúde, do pessoal de atendimento geral e da qualidade das instalações foi um grande sacrifício para Cuba em meio ao desaparecimento do campo socialista e da União Soviética’, Knight comentou.

O diplomata destacou que o trabalho internacionalista do pessoal de saúde cubano tem sido permanente ao longo dos mais de 60 anos da Revolução, com ajuda a 164 países que enfrentam pandemias como o ebola e agora enfrenta o Covid-19.

Também destacou que, apesar do bloqueio dos Estados Unidos e de suas 243 medidas agregadas para tentar sufocar o povo cubano, a ilha tem suas próprias vacinas contra o novo coronavírus e, sem dúvida, sairá da difícil situação atual.

Precisamente na exibição do documentário, estiveram presentes representantes da campanha ‘É a hora: Vamos quebrar o bloqueio contra Cuba’, junto a inúmeras pessoas interessadas em conhecer a história de Sacha, Chernobyl e a maior das Antilhas.

mem / ft / ls/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES