3 de December de 2021

NOTICIAS

Exposição coletiva evoca legado do historiador cubano Eusebio Leal

Exposição coletiva evoca legado do historiador cubano Eusebio Leal

Havana, 11 set (Prensa Latina) Figuras reconhecidas das artes plásticas em Cuba exibem hoje uma seleção de peças criadas durante a pandemia de Covid-19, com as quais prestam homenagem ao historiador de Havana Eusebio Leal.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A exposição inaugurada por ocasião do aniversário de nascimento do intelectual da ilha, falecido em 31 de julho de 2020, faz parte de um programa de ações culturais, sociais, ambientais e educacionais, organizado por diferentes entidades.

Da Galeria Carmen Montilla e sob o título Diante de nossos olhos: arte e pandemia, a exposição traz a assinatura dos pintores Lesbia Vent Dumois, Isavel Gimeno, Alicia Leal, Flora Fong, Zaida del Río, Diana Balboa, Betsy Arias e Liang Domínguez .

A iniciativa completa o calendário da XXI edição do projeto Ruta y Andares, que este ano apresentou de forma inédita o programa Tras la Ruta de Eusebio Leal, com uma secção dedicada à presença da mulher no pensamento, na arte e na história.

Da mesma forma, a Banda Nacional de Concerto se apresentará no Museu da Cidade, enquanto o Prêmio Provincial de História Eusebio Leal Spengler será entregue pela primeira vez.

De acordo com o Escritório do Historiador de Havana, o objetivo da jornada de homenagem é preservar o patrimônio de Leal e fazer crescer o trabalho da instituição que visa salvaguardar a história e a identidade desta cidade e da nação caribenha.

Distinguido como Embaixador da Boa Vontade do Sistema das Nações Unidas, Leal dedicou sua vida a restauração do Casco Histórico desta cidade, pela qual uma das ações comemorativas foi a abertura da Escola Politécnica Carlos Rafael Rodríguez, depois de 3 anos de trabalho.

Outra das propostas está no Colóquio Pensando na cultura da comunidade, cuja programação inclui apresentações de livros, intercâmbios sobre cinema e comunicação, exposições de desenhos e fotografia, desfiles e shows.

Em sua prolífica carreira como pesquisador, político e acadêmico, ele escreveu ensaios, prólogos e artigos sobre história, arte, restauração e outros tópicos de natureza geral, já que mereceu cerca de trinta medalhas e condecorações concedidas por instituições de prestígio em vários países.

msm / lbl ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.