1 de December de 2021

NOTICIAS

EUA querem impedir que Israel seja julgado por crimes de guerra

EUA querem impedir que Israel seja julgado por crimes de guerra

Tel Aviv, 10 set (Prensa Latina) Os Estados Unidos pressionaram a Autoridade Nacional Palestina (ANP) a desistir de levar Israel ao Tribunal Penal Internacional (TPI) e a julgá-lo por crimes de guerra, revelou hoje a imprensa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um diplomata disse ao The Times of Israel que altos funcionários da administração de Joe Biden tentaram forçar a ANP a dar o passo, inclusive pressionando em particular o presidente Mahmoud Abbas.

Washington anunciou publicamente em várias ocasiões sua rejeição à decisão do TPI de investigar as ações de Tel Aviv na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental desde 2014.

A fonte disse ao jornal que Abbas rejeitou a exigência da Casa Branca, afirmando que a instituição judicial tem todo o direito de continuar a investigação.

Ele enfatizou que esta é uma das poucas maneiras de os palestinos enfrentarem Israel pacificamente, disse o diplomata.

O primeiro-ministro israelense Naftali Bennett anunciou na semana passada que não se reuniria com Abbas sobre sua decisão de levar Israel a Haia e também rejeitou a criação de um Estado palestino, conforme exigido pela comunidade internacional.

Conhecido por suas posições de extrema-direita, Bennett também se recusou a retomar o diálogo entre as partes, num claro desentendimento com vários países vizinhos, como Jordânia e Egito, que estão tentando trazer ambos os lados à mesa de negociações.

Uma fonte palestina confirmou a demanda dos EUA ao The Times of Israel, mas disse que a pressão diminuiu recentemente, pois Washington acredita que novas eleições poderão ser convocadas em breve em Israel se o Knesset (parlamento) não aprovar o orçamento até novembro.

‘Eles (os EUA) não podem simplesmente pedir coisas aos palestinos, quando não estão pedindo nada aos israelenses’, disse o oficial ao jornal.

oda/rob/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.