7 de December de 2021

NOTICIAS

Reconhecimento da brigada médica cubana reafirmado no Uruguai

Reconhecimento da brigada médica cubana reafirmado no Uruguai

Montevidéu, 9 Set(Prensa Latina) O Comitê de Solidariedade Antiimperialista do Uruguai reafirmou hoje seu reconhecimento à Brigada Médica de Orto-próteses de Cuba, cujo trabalho foi interrompido aqui por medida do governo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Lembrou que desde o início dessa cooperação em 2008, os uruguaios se formaram como operadores do Centro Nacional da especialidade em Havana, que passou a trabalhar ao lado de colaboradores de Cuba, continuando a formar recursos humanos.

A entidade solidária destacou no balanço desta tarefa conjunta a produção de mais de mil cadeiras de rodas, bengalas, além de próteses de membros superiores e inferiores, que ‘se traduzem em uma melhoria inestimável na qualidade de vida de centenas de uruguaios que fizeram. não tem acesso a esse tipo de tecnologia. ‘

Um comunicado divulgado a este respeito afirma que ‘infelizmente a população está mais uma vez refém, principalmente os mais desprotegidos, sem sinais ou evidências de poder substituí-los do nosso sistema’.

O texto também rejeita a rescisão unilateral abrupta do contrato pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que descreve como medida arbitrária, sem fundamento legal ou de saúde.

Ao contrário, afirma que ‘obedece a orientações fortes dos setores anticubanos mais reacionários da política estadunidense e de uma minoria extremista que busca prejudicar os cubanos a qualquer custo, o que era evidente’.

Para o Comitê de Solidariedade, tais decisões de ‘viés político ideológico, prejudicam as relações amistosas, prejudicam a cooperação entre os povos e privam os uruguaios de acesso a um serviço de saúde que a brigada cubana presta com excelência desde 2008.’

rgh/hr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.