20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolsonaro participará da XIII Cúpula do grupo Brics

Bolsonaro participará da XIII Cúpula do grupo Brics

Brasília, 9 Set(Prensa Latina) O presidente Jair Bolsonaro participa hoje da XIII Cúpula de Líderes do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A reunião será realizada pelo segundo ano consecutivo por videoconferência para cumprir as recomendações das autoridades internacionais de saúde para manter distância e isolamento social como formas de prevenir a propagação do Covid-19.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, presidirá a reunião que terá como tema: Cooperação Intra-Brics para continuidade, consolidação e consenso.

Os meios de comunicação afirmam que Nova Delhi delineou quatro áreas prioritárias, incluindo a reforma do sistema multilateral, a luta contra o terrorismo, o uso de ferramentas digitais e tecnológicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a melhoria do intercâmbio entre as pessoas.

Além dessas questões, os líderes também trocarão opiniões sobre o impacto da pandemia do Covid-19 e outras questões globais e regionais atuais.

A cúpula deste ano coincide com o 15ú aniversário da formação do bloco de mercados emergentes, que já foi chamado de BRIC.

Cinco anos depois, a África do Sul ingressou e foi rebatizada de Brics, e desde 2009 os líderes dos países falam anualmente.

Em novembro de 2019, o gigante sul-americano sediou a décima primeira reunião e, na chamada Declaração de Brasília, que contemplou 73 pontos, os membros do fórum também reafirmaram seu ‘compromisso de ajudar a superar os importantes desafios que o multilateralismo enfrenta atualmente’.

Da mesma forma, preservar o papel central da ONU nos assuntos internacionais e respeitar o direito internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas, seus propósitos e princípios.

Segundo o jornalista e analista Marcelo Ninio, em seu blog no diário O Globo, as atitudes hostis com a China de Bolsonaro e seus seguidores criaram a percepção em Beijing de que uma relação de confiança com o Governo brasileiro no será possível enquanto o ex militar estiver no poder.

Para Ninio, embora o comércio bilateral tenha batido recordes e em público a posição do governo chinês seja de ‘paciência estratégica’, agora está menos interessado em manter abertos os canais de diálogo para avançar em temas de interesse do Brasil, como a abertura do mercado para mais produtos brasileiros.

msm/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES