29 de November de 2021

NOTICIAS

Novo livro recapitula trajetória pictórica da mexicana Frida Kahlo

Novo livro recapitula trajetória pictórica da mexicana Frida Kahlo

Cidade do México, 8 set (Prensa Latina) Uma nova monografia, definida como a mais completa até hoje, compila hoje a carreira da artista mexicana Frida Kahlo em pinturas, fotografias, passagens pessoais e descrições de suas obras.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O volume, publicado pela editora alemã Taschen e apresentado no dia anterior no Museu Casa Azul, reúne mais de 150 de suas obras representadas em grande formato, com o objetivo de recapitular a carreira da pintora surrealista, cujas contribuições para a cultura universal se refletem em dezenas de textos dispersos. Assinado pelo historiador Luis-Martín Lozano, o livro ‘Frida Kahlo’. Obra pictórica completa’ (Frida Kahlo. Obra pictórica completa) nos permite abordar o catálogo da artista, mesmo em formatos que vão além de algumas das obras originais, enquanto ela revê em suas 300 páginas divididas em oito capítulos sua intimidade impressa em desenhos, diário pessoal, cartas e instantâneos.

‘Entre as poucas artistas que transcenderam na história da arte, nenhuma teve uma ascensão tão meteórica’, afirma a apresentação do volume publicado pela editora, ao mesmo tempo em que destaca seu impacto na arte mexicana no período pós-revolução.

Da mesma forma, o site detalha que o livro descritivo em tamanho XXL evoca as contribuições de Kahlo ao discurso feminista na América Latina, abrindo o debate em torno de gênero e sexualidade. Concebido como material de base para o estudo da carreira do artista, o livro estará disponível em vários países, pois o projeto inclui edições em espanhol, inglês, alemão e francês.

Por ocasião do 114ú aniversário de seu nascimento, Kahlo recentemente inspirou uma exposição interativa inédita, enquanto a National Geographic transmitiu o documentário Frida: Viva la vida, do cineasta italiano Giovanni Troilo, e o ranking dos pintores mais populares a colocou em primeiro lugar na América e em segundo lugar globalmente.

Com uma convulsiva trajetória pessoal e profissional, Kahlo se destaca como um dos precursores do feminismo e um fervoroso defensor das causas políticas, o que se traduziu em pinturas cuja marca permanece na história da arte do século XX.

jcm/lbl/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.