11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dia triste para o México, diz o Presidente López Obrador

Dia triste para o México, diz o Presidente López Obrador

México, 8 set (Prensa Latina) O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador descreveu hoje a inundação de ontem em Hidalgo como um dia triste, com 17 mortes em um hospital e o terremoto sentido fortemente em 11 estados.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua entrevista coletiva diária de manhã, o presidente deu detalhes sobre a inundação causada pelo transbordamento do rio Tula, cujas águas inundaram o centro da cidade de Hidalgo e o hospital da previdência social, onde morreram 17 pessoas.

Foi muito lamentável, muito triste, e as famílias das vítimas estão sendo atendidas, e a situação ainda está pendente porque outros rios e barragens estão transbordando devido às fortes chuvas e as enchentes continuam em muitos estados mexicanos, disse ele.

Acrescentou que ‘eles estão atentos e pedem às pessoas que procurem abrigos e se mudem para terrenos mais altos’. As autoridades estão atendendo a todos os afetados, e o governo federal e o estado de Hidalgo estão ajudando de todas as maneiras que podem.

Ao mesmo tempo, explicou ele, houve um terremoto muito forte antes das 21 horas da noite passada, que foi sentido muito fortemente na Cidade do México, com seu epicentro em Acapulco, estado de Guerrero, mas felizmente não houve grandes danos, e apenas uma morte de um jovem em uma motocicleta em Guerrero.

O governador daquele estado, López Obrador, informou que houve apenas deslizamentos de terra, nenhuma interrupção nas estradas, o tráfego foi restaurado, embora o tráfego aéreo tenha sido suspenso em Acapulco, não houve sinais de maré alta na costa de Guerrero, e nenhum dano grave.

Disse que em Puebla, Oaxaca, outros estados e na Cidade do México houve complicações e a chefe do governo da capital, Claudia Sheinbaum, relatou ‘muito rápida e eficientemente que não houve danos apesar de sua intensidade’.

Ajudou muito, acrescentou, que em muitas áreas o alarme funcionou, e agora temos que enfrentar essas adversidades e seguir em frente como o México sempre fez e nessa vontade está sua força.

Às vezes sofremos momentos difíceis como os de ontem, disse o presidente, mas nem sempre estamos em maus momentos, porque há esperança e nada tira o direito dos mexicanos à esperança.

O presidente destacou a grande e oportuna colaboração de todos os ministérios estaduais, em particular as forças armadas, a marinha e a segurança pública, que se uniram para ajudar as pessoas nas enchentes e no terremoto.

mgt/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.