8 de December de 2021

NOTICIAS

Desemprego e situação econômica maior preocupação no Uruguai

Desemprego e situação econômica maior preocupação no Uruguai

Montevidéu, 8 set (Prensa Latina) O desemprego e a situação econômica são as principais preocupações dos uruguaios, de acordo com dados divulgados hoje pela pesquisa Equipes Consultores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Tais questões foram relegadas ao terceiro e quarto lugares respectivamente, segurança e a pandemia de Covid-19, que foi a apreensão dominante aqui até abril passado.

Com o declínio gradual dos números de infecção e a intensificação da campanha de imunização, os uruguaios voltaram mais sua atenção para os inconvenientes do dia-a-dia contínuo de voltar à normalidade.

Isto, por sua vez, se refletiu nos índices de aprovação do presidente da nação, Luis Lacalle Pou, que caiu de mais de 60% para pouco mais de 50%, de acordo com a empresa de pesquisas pró-governo Cifras.

O pesquisador e cientista político Oscar Botinelli advertiu que os melhores números de Lacalle Pou se deviam ao seu bom manejo da crise de saúde em 2020, mas ele já vinha desaprovando a economia desde então.

Enquanto um estudo da Universidade da República mostrou o surgimento de mais 100.000 pessoas pobres no primeiro ano da coalizão governamental de direita, o Ministério do Trabalho reconheceu a perda de pelo menos 60.000 empregos.

O presidente dos sindicatos de empregados do estado e dos serviços de saúde pública, Martin Pereira, afirmou que ‘a situação do emprego é muito ruim e está piorando cada vez mais’, poucos dias antes da greve nacional convocada pela central sindical Pit-Cnt para 15 de setembro.

‘Não só o governo perderá o referendo de revogação sobre 135 artigos de sua Lei de Considerações Urgentes, mas também enfrentará um descontentamento social generalizado’, previu o sindicalista.

jcm/hr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.