25 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia exige libertação do presidente guineense após golpe de Estado

Rússia exige libertação do presidente guineense após golpe de Estado

Moscou, 6 set (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores russo expressou hoje sua rejeição a qualquer tentativa inconstitucional de mudança de poder na Guiné, exigiu a libertação do presidente, Alpha Condé, e que sua imunidade fosse garantida.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Exortamos todas as forças políticas a se absterem de ações que possam provocar mais violência e a trabalharem para uma solução pacífica da situação através de negociações’, disse a declaração do Ministério das Relações Exteriores local.

Advertiu que o governo russo está ‘profundamente preocupado’ com os eventos ocorridos na nação africana em 5 de setembro.

A embaixada da nação eurasiática em Conakry disse que nenhum dos cidadãos russos na Guiné havia sido ferido e que todas as medidas estavam sendo tomadas para garantir sua segurança, informou a agência de notícias TASS.

Moscou aconselhou seus cidadãos a evitar viajar para o país ‘até que a situação esteja completamente normalizada’.

Segundo a agência de notícias Prensa Latina, a deposição do presidente, Alpha Condé, por uma revolta militar, constitui um fato consumado com o apoio dos manifestantes que tomaram as ruas da capital guineense.

As Nações Unidas, a União Africana, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental e a União Europeia, por outro lado, criticaram a ação.

Após anunciar a dissolução das instituições estatais e a demissão de ministros e secretários-gerais, o governo de facto convocou-os para uma reunião obrigatória na segunda-feira no edifício do parlamento, sob pena de serem considerados em rebelião.

Até agora não houve relatos de resistência do exército ao motim, liderado pelo chefe das forças especiais, Tenente-Coronel Mamady Dumbuya, que em um discurso televisionado na véspera acusou o Presidente Condé e seus ministros de corrupção, entre outros crimes.

No mesmo discurso, o militar garantiu que o chefe de Estado está de boa saúde.

mem/mml/bm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.