28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vítimas de massacres golpistas na Bolívia exigem justiça

Vítimas de massacres golpistas na Bolívia exigem justiça

La Paz, 3 set (Prensa Latina) Vítimas dos massacres registrados nas cidades bolivianas de Senkata e Sacaba marcham aqui hoje para exigir justiça por esses e outros atos violentos perpetrados pelo governo de fato de Jeanine Áñez.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O mês de novembro de 2019 é lembrado pelos bolivianos como um dos mais violentos da história do país devido à violenta repressão desencadeada por policiais e militares por ordem da administração golpista.

Os uniformizados reprimiram duramente os manifestantes pacíficos que defendiam a democracia e o retorno ao poder do presidente constitucional Evo Morales, forçado a renunciar, e 38 pessoas perderam a vida em Senkata e Sacaba.

O vice-presidente da Associação das Vítimas, Mortos, Feridos, Processados ​​e Perseguidos em Defesa da Democracia de Sacaba, Roberto Jucumari, anunciou que se trata de uma marcha massiva que convocou todas as organizações sociais e representantes dos atingidos pela violência do golpe.

Por outro lado, aquela associação anunciou que vai realizar um censo nacional para identificar os mortos, feridos, detidos e torturados no âmbito do golpe de 2019.

Enquanto na Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia (parlamento bicameral), a oposição articula mecanismos para prevenir o julgamento de responsabilidades pelos massacres mencionados, com os quais busca dar às vítimas justiça e reparação integral.

Nesse sentido, a vice-ministra da Comunicação, Gabriela Alcón, defendeu a viabilização da ação judicial como passo fundamental para superar o trauma que o golpe de Estado de 2019 representa para a sociedade boliviana. ‘Instamos a Assembleia Legislativa a responder às 38 vítimas e a todas as famílias afetadas pela violação dos direitos humanos, pelas execuções extrajudiciais, pelo massacre, pelo que aconteceu em nosso país e, desde então, vamos cumprir: justiça de verdade e reparação abrangente ‘, disse ela em uma entrevista à televisão.

mgt / avs / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.