30 de November de 2021

NOTICIAS

Governo venezuelano apresentará demandas econômicas no México

Governo venezuelano apresentará demandas econômicas no México

Caracas, 3 set (Prensa Latina) O governo venezuelano apresentará hoje uma petição firme à mesa de diálogo com a Plataforma Unitária da oposição, sediada no México, com todas as demandas econômicas contempladas na agenda das conversações.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na retomada das negociações que começaram a 13 de agosto com a assinatura de um memorando de entendimento, a delegação do governo bolivariano concentrará suas exigências na cessação das medidas coercitivas unilaterais adotadas pelos Estados Unidos contra o país sul-americano.

O Presidente Nicolás Maduro realizou uma reunião na noite de quinta-feira com representantes do Estado venezuelano em conversações com o setor mais radical da oposição, a fim de afinar os detalhes do documento de exigências que eles levarão ao México.

‘Continuaremos avançando no diálogo, na paz para a nação e no bem comum de todos’, enfatizou Maduro em sua conta no Twitter, no reinício das conversações, realizadas com a mediação do Reino da Noruega e o acompanhamento da Rússia e da Holanda.

Em declarações recentes, Maduro reiterou as exigências de um fim definitivo às sanções contra a estatal Petróleos de Venezuela, assim como a devolução das reservas de ouro sequestradas no Banco da Inglaterra e bilhões de dólares bloqueados em instituições financeiras nos Estados Unidos e Europa.

O dignitário salientou que a segunda reunião para o diálogo no México é o produto de muito esforço, trabalho, dedicação e paciência, em nome da reconciliação, da democracia e da recuperação da Venezuela.

‘Pronto para retornar à Cidade do México’. Pela paz, pela recuperação das garantias econômicas para todos os venezuelanos, pela reunião no canal democrático e constitucional’, disse o chefe da Assembleia Nacional (Parlamento), Jorge Rodríguez, chefe da delegação governamental.

Em 13 de agosto, o governo e a chamada Plataforma Unitária da oposição assinaram o memorando de entendimento que regerá as conversações no México, que procurará chegar a acordos sobre direitos políticos, garantias eleitorais e um cronograma para eleições observáveis.

As partes também abordarão o levantamento de medidas coercitivas, a restauração do direito aos bens, a renúncia à violência e a resposta a suas vítimas, e garantias de implementação, acompanhamento e verificação do que foi acordado.

oda/wup/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.