3 de December de 2021

NOTICIAS

Argentina homenageia os heróis do ARA San Juan

Argentina homenageia os heróis do ARA San Juan

Buenos Aires, 3 set (Prensa Latina) Os argentinos lembrarão hoje os 44 oficiais que estavam a bordo do submarino ARA San Juan desaparecido, no Dia do Submarinista.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Da distante Ushuaia, onde perdeu contato que 15 de novembro de 2017, quando voltava para seu ancoradouro habitual em Mar del Plata, em vários lugares familiares e amigos prestarão homenagem aos heróis de San Juan com diversas iniciativas.

No twitter, desde cedo esta manhã, vários usuários se juntaram à homenagem aos 44 submarinistas e exigiram ‘justiça, ontem, hoje e sempre’.

Muitas dúvidas permanecem sobre o caso do submersível, que no dia 15 de novembro fará quatro anos desde seu desaparecimento e quase três anos desde que foi encontrado em pedaços a 800 metros de profundidade, onde a busca começou naquele triste mês de novembro de 2017, a 41 quilômetros de onde se supõe ter havido uma implosão.

A massa de ferro de fabricação alemã havia partido de Ushuaia distante para Mar del Plata, mas nas primeiras horas da manhã perdeu o contato.

Ela foi procurada durante os primeiros dias em uma megaoperação, com tecnologia de ponta, envolvendo 15 países, e depois foi contratada a empresa Ocean Infinity, que finalmente encontrou seu paradeiro no mesmo dia, um ano depois.

Precisamente no dia anterior, soube-se que a maioria das ações judiciais representando as famílias das vítimas do naufrágio da ARA San Juan, que ainda está investigando as possíveis causas do que poderia ter acontecido, relatou algum progresso no caso que o Tribunal Federal de Caleta Olivia está realizando.

Segundo o site www.dataclave.com.ar, os advogados Valeria Carreras, Lorena Arias e Laura Ochoa, explicaram que estão cumprindo as ordens do Tribunal Federal de Comodoro Rivadavia a respeito da nova opinião de especialistas sobre as imagens da descoberta do submersível, para verificar se foram manipuladas, alteradas ou modificadas de alguma forma.

Os advogados também disseram que estão considerando convocar o ex-ministro da Defesa, Julio Martínez, e a ex-ministra da Segurança, Patricia Bullrich.

Na Argentina, todo 3 de setembro é comemorado o dia 3 de setembro de 1933 quando o navio da guarda costeira ARA Belgrano, navio-mãe dos submarinos da marinha, chegou à Base Naval de Mar del Plata e a partir desse momento a Base, que hoje tem 88 anos de idade, iniciou suas atividades.

oda/may/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.