16 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Imunidade do rebanho, próximo alvo da Espanha

Imunidade do rebanho, próximo alvo da Espanha

Madri, 2 de set (Prensa Latina) A Espanha conseguiu ultrapassar 70% da população vacinada com o calendário completo contra a Covid-19, mas hoje seu objetivo maior é obter imunidade coletiva.

O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, vai liderar um ato esta quinta-feira em Guadalajara, Castilla La Mancha, onde seguramente destacará o cumprimento da promessa do Executivo numa intensa campanha de vacinação que não termina.

Dúvidas, cepticismo e relutância foram finalmente deixados para trás e, com uma poderosa operação de imunização, a Espanha conseguiu subir ao pódio dos países com os melhores recordes de dupla picadas em sua cidadania de 47,45 milhões de habitantes.

Um ponto essencial para esse sucesso tem sido o nível do sistema público de saúde, para se tornar o primeiro entre os países com população semelhante ou maior com um nível que ao final de 31 de agosto chegava a 70,3% da população com diretriz total.

Ou seja, 33.376.693 cidadãos e residentes na Espanha receberam as duas doses.

A Espanha é um dos locais mais protegidos e seguros contra a Covid-19, graças à vacinação, destacou a chefe da sucursal, Carolina Darias.

No entanto, o ministro da Saúde pediu cautela e destacou que a princípio um marco foi estipulado, mas a meta final ainda está longe. Dezembro é uma data provável em que o país europeu alcançaria a desejada imunidade de rebanho.

Darias anunciou que a Comissão de Saúde Pública estudará a recomendação da apresentação da vacina na próxima semana, no sentido de administrar uma dose adicional contra Covid-19 a pacientes imunossuprimidos.

Da mesma forma, foi dado sinal verde para aumentar a capacidade dos estádios de futebol, de 40 para 60 por cento, sempre com algumas medidas restritivas nos espaços interiores.

‘Conseguimos um objetivo alto, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Esta semana mais de três milhões de vacinas chegarão à Espanha, basicamente da Moderna e Pfizer, um grande suporte para nossas projeções’, explicou Darias.

Desde o início da pandemia, a nação europeia registou 4.861.883 infectados com um saldo de 84.472 mortes.

Por outro lado, a Espanha está trabalhando na obtenção de uma vacina própria que, segundo cálculos de especialistas, poderá estar pronta no final deste ano e começar a ser utilizada no primeiro semestre de 2022.

Porém, de forma prospectiva, o Governo já reservou para o próximo ano a compra de outros soros no mercado, aos laboratórios americanos Novavax, e aos franceses Sanofi / GSK, ambos para o próximo ano.

rgh / ft / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES