3 de December de 2021

NOTICIAS

Montanhista salvadorenha treina nas geleiras bolivianas

Montanhista salvadorenha treina nas geleiras bolivianas

San Salvador, 1 set (Prensa Latina) A montanhista salvadorenha Alfa Arrué viajou hoje para a Bolívia para um novo tipo de treinamento em geleiras andinas, como parte de seu treinamento para retornar ao Monte Everest.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A única salvadorenha a ter escalado mais de 8.000 metros acima do nível do mar, ela pretende escalar cinco imponentes picos bolivianos em preparação para seu retorno ao Himalaia e completar o empreendimento que foi frustrado pelo mau tempo.

‘Vou treinar especificamente para altas montanhas na Bolívia, o que é totalmente diferente do que fiz aqui: vou escalar paredes de rocha e gelo, e alturas de mais de 5.000 metros’, disse Arrué.

A montanhista de Cuscatleca começará sua aventura no Pequeño Alpamayo, a 5.320 metros acima do nível do mar, e culminará no Nevado Sajama, o pico mais alto da Bolívia, a 6.542 metros acima do nível do mar.

Também escalará a Cabeza de Condor, no Maciço de Condoriri, e as montanhas Huayna Potosí e Illimani, na Cordilheira Real de la Paz, ambas com mais de seis quilômetros de altura.

Arrué completou na semana passada o desafio de escalar o vulcão Ilamatepec, no departamento salvadorenho de Santa Ana, 24 vezes em apenas seis dias, como parte de sua preparação para retornar ao Everest.

Considerada uma heroína nacional, Aruebe é a pessoa de El Salvador que atingiu o ponto mais alto, ultrapassando os oito mil metros do Everest, cuja subida teve que interromper porque as duras condições ameaçavam sua vida.

jcm / cmv/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.