28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Greenpeace quer parar novos poços de petróleo no Mar do Norte

Greenpeace quer parar novos poços de petróleo no Mar do Norte

Londres, 1 set (Prensa Latina) A organização ambiental Greenpeace levou hoje o governo britânico ao tribunal por conceder uma licença à transnacional British Petroleum (BP) para perfurar dois novos poços no Mar do Norte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O julgamento, que começou quarta-feira no Supremo Tribunal Civil da Escócia, busca que os juízes ordenem que Londres revogue as licenças concedidas à BP em 2018 para operar o campo de Vorlich, cerca de 150 milhas a nordeste da cidade escocesa de Aberdeen.

Os advogados do Greenpeace UK argumentam que o governo britânico não cumpriu com um processo que exige a avaliação do impacto ambiental de novos poços antes de conceder a autorização.

De acordo com os ambientalistas, até agora somente as emissões da produção de petróleo foram levadas em consideração, e não as causadas pela queima do óleo extraído.

A este respeito, o Greenpeace declarou que as emissões do campo de Vorlich, com uma produção estimada em 30 milhões de barris, seriam equivalentes àquelas geradas por três usinas elétricas alimentadas a carvão durante um ano.

O resultado do julgamento, o primeiro a derrubar uma licença de petróleo offshore, também poderia influenciar a decisão de Londres sobre novos poços que a BP pretende perfurar em Cambo, uma área ao largo das Ilhas Shetland, na Escócia.

A indústria de petróleo e gás argumenta que o investimento em novos projetos petrolíferos é necessário para garantir o abastecimento à medida que o país transita para fontes de energia renováveis, mas os ambientalistas veem a decisão como incompatível com os acordos de Paris para conter a mudança climática. O Reino Unido, que sediará em novembro próximo a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climática ou COP26, também se comprometeu a reduzir a zero suas emissões de gases de efeito estufa até 2050.

mem/nm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.