2 de December de 2021

NOTICIAS

Fóruns sobre diversos temas em comemoração ao dia dos afrodescendente

Fóruns sobre diversos temas em comemoração ao dia dos afrodescendente

San José, 1ú de set (Prensa Latina) Autoridades mundiais e locais analisarão hoje os desafios e oportunidades a priorizar nos compromissos com os afrodescendentes, durante o segundo dia na Costa Rica da primeira celebração do dia internacional dessa população.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esses compromissos foram assumidos na proclamação da Década Internacional dos Afrodescendentes, na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, na Declaração e Programa de Ação de Durban, no Consenso de Montevidéu, na Declaração de San José e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, lembram seus organizadores.

Pouco antes, eles realizarão o fórum inaugural para comemorar o Dia Internacional dos Afrodescendentes, com o tema acelerando a implementação dos compromissos internacionais para promover os direitos dessa população para o seu reconhecimento, justiça e desenvolvimento.

As palavras introdutórias serão do vice-presidente da Costa Rica, Epsy Campbell, e do diretor regional para a América Latina e Caribe do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Harold Robinson, e a participação de Dorothy Davis, Congressional Black Caucus Institute e Representante da Iniciativa Global da Diáspora Africana nas Nações Unidas.

A comemoração do primeiro Dia Internacional do Afrodescendente, que acontecerá de forma bimodal – presencial / virtual -, começou ontem à noite na Costa Rica com uma atividade político-cultural no Teatro Nacional da capital.

A celebração deste dia pela primeira vez visa promover o respeito pelos seus direitos humanos e liberdades fundamentais, contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação contra os afrodescendentes e promover a diversidade do património e as contribuições extraordinárias da Diáspora Africana.

Os presidentes Carlos Alvarado, Campbell e Robinson participaram da cerimônia de abertura da celebração, que se estenderá até o próximo sábado em San José e Cahuita (província de Limón).

O presidente costarriquenho qualificou de incalculável o valor que a cultura afrodescendente tem dado à nação, por isso é justo e necessário reconhecer o esforço incansável dessas mulheres e homens que desafiaram a história, as leis e as injustiças, para obter sua liberdade em primeiro lugar, e em segundo lugar, porque seus direitos foram reconhecidos como os de todos.

O nosso compromisso é saldar essa dívida histórica, mas não só durante as comemorações, mas com ações que transcendam as festividades, sublinhou Alvarado.

Durante a noite cultural apresentaram a canção I come from a land, uma exaltação dos afrodescendentes em toda a sua diversidade.

ga / ale / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.