11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dirigentes cubanos saúdam o Dia da Independência no Vietnã

Dirigentes cubanos saúdam o Dia da Independência no Vietnã

Hanói, 1 set (Prensa Latina) O primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Miguel Díaz-Canel, enviou uma mensagem de felicitações ao seu homólogo vietnamita, Nguyen Phu Trong, por ocasião do 76ú aniversário de independência do país irmão.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na qualidade de Presidente da República de Cuba, Díaz-Canel também enviou saudações pela data ao seu homólogo vietnamita, Nguyen Xuan Phuc.

O dirigente cubano reiterou em ambas as mensagens ‘a firme decisão de continuar desenvolvendo os laços históricos de amizade e cooperação’ entre os dois países.

Por sua vez, o primeiro-ministro da ilha, Manuel Marrero, transmitiu ao chefe do governo vietnamita, Pham Minh Chinh, a vontade de continuar a desenvolver a cooperação bilateral e multi-setorial, com base nas prioridades e potencialidades existentes nas duas nações.

No mesmo sentido, o Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, falou em carta ao Ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Bui Thanh Son.

As mensagens dos dirigentes cubanos foram das primeiras a chegar aqui em saudação à emancipação da nação indochina.

O Vietnã comemora seu Dia Nacional em 2 de setembro porque em uma data como essa em 1945, Ho Chi Minh leu a Declaração da Independência na praça Ba Dinh da capital, um ato que pôs fim ao colonialismo francês.

Mas a pátria de Ho Chi Minh ainda teve que lutar mais 30 anos e oferecer a vida de milhões de seus filhos para derrotar a invasão das tropas americanas e alcançar a reunificação do país em 30 de abril de 1975.

Tio Ho não foi uma testemunha disso, talvez o momento mais importante da história do Vietnã, quando ele faleceu em 2 de setembro de 1969.

Hoje em dia, sob normas especiais para a pandemia de Covid-19, os vietnamitas comemoram o 76ú aniversário de sua independência e reverenciam o líder extraordinário que tornou isso possível.

ga/asg/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.