7 de December de 2021

NOTICIAS

Assinam acordo político no Haiti apesar do boicote de ativistas

Assinam acordo político no Haiti apesar do boicote de ativistas

Porto Príncipe, 31 ago (Prensa Latina) A Organização do Povo em Luta e o Movimento Popular Dessaliniano do Haiti são duas das plataformas políticas que assinaram o Acordo de 30 de agosto, confirmou hoje a sindicalista Magalie Georges.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Georges, que integra a Comissão para a busca de uma solução haitiana para a crise (Crshc, por sua sigla em francês), assegurou em um programa de rádio na terça-feira que apesar do boicote de ativistas da oposição, várias organizações sócio-políticas aderiram nas horas seguintes ao consenso proposto pelo comitê, e esse processo continuará.

No dia anterior, vários indivíduos invadiram o hotel Montana e frustraram a conferência da Crshc, que reuniu representantes de uma centena de partidos políticos.

No entanto, o ex-senador Steven Benoit confirmou em suas redes que o Pacto Nacional por uma transição de ruptura assinou o acordo.

‘Vamos mostrar ao mundo que verdadeiros patriotas podem se unir e trabalhar para salvar nosso lindo país. Um grande passo na direção certa’, disse o candidato presidencial em 2015.

A Crshc elaborou um documento para definir as diretrizes para o período provisório após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, que inclui um conselho nacional para a transição, os eixos prioritários identificados pelos partidos políticos e organizações da sociedade civil, bem como um arquivo de justiça .

Da mesma forma, propõe como deve ser constituído o Governo e quais são as suas prerrogativas.

Ao mesmo tempo, o Governo liderado pelo Primeiro Ministro Ariel Henry realizou uma iniciativa semelhante que contou com a participação de mais de 200 estruturas sócio-políticas, enquanto plataformas como o Setor Democrático e Popular e N ap mache pou lavi (Marchamos pela Vida ), promoveu outro consenso com várias forças.

mgt / ane / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.