19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Washington pretende formar nova milícia mercenária na Síria

Washington pretende formar nova milícia mercenária na Síria

Damasco, 29 ago (Prensa Latina) As forças dos Estados Unidos presentes ilegalmente no território da Síria pretendem formar uma nova milícia mercenária na região da Al-Jazeera, no nordeste desta nação árabe, informou hoje o jornal al-Watan.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo fontes citadas pelo jornal, a nova formação terá o nome de ‘Liwa al-Fazaa’ ou ‘Brigada de Assistência’, cuja tarefa seria controlar e proteger as fronteiras sírio-iraquianas.

Essa força incluirá cerca de 1.800 homens armados, a maioria dos quais são membros das tribos árabes na área de fronteira, detalharam.

Em julho passado, as tropas estadunidenses criaram o chamado ‘Exército Tribal’ que opera sob seu comando, na tentativa de diminuir a indignação tribal com sua presença.

Segundo ativistas, os altos salários pagos levam os jovens a ingressar nessas milícias em meio a uma difícil situação econômica que os moradores vivem por causa da própria Washington, que rouba trigo e petróleo bruto, e impõe um bloqueio sufocante ao país.

Analistas descrevem a medida como uma tentativa de dividir demograficamente a região, já que os instrutores norte-americanos prometeram que o componente do ‘Exército de Clãs’ e da ‘Brigada de Assistência’ será meramente árabe, ao contrário da maioria denominada Forças Democráticas Sírias Curdas, que financia, arma e treina o Pentágono desde 2012.

Os Estados Unidos mantêm pelo menos uma dúzia de bases militares na região da Al-Jazeera, no nordeste da Síria, e uma na área de Tanef, na fronteira com o Iraque e a Jordânia.

O Governo de Damasco denunciou que essa presença é ilegal e viola as leis internacionais, além de desestabilizar a situação no país ao patrocinar grupos terroristas e separatistas que atacam tropas governamentais e seus aliados.

/ fm / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.