25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ida se aproxima da Cuba ocidental com mais força

Ida se aproxima da Cuba ocidental com mais força

Havana, 27 ago (Prensa Latina) O Instituto Cubano de Meteorologia informou hoje que a tempestade tropical Ida ganhou força e está se aproximando do oeste do país caribenho.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o relatório emitido às 06h00 (hora local), o fenômeno mostrou um aumento nas áreas de maior pluviosidade.

Estes predominam no semicírculo oriental da tempestade, estendendo-se um pouco mais nas proximidades do centro de circulação, que atravessou o arquipélago das Ilhas Cayman nas últimas horas.

A pressão caiu para 1001 hectoPascal, sugerindo que além de ganhar em organização, intensificou-se ligeiramente, de modo que seus ventos sustentados são estimados em 75 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes.

As áreas de chuva continuaram a afetar as províncias de Camagüey a Santiago de Cuba, tornando-se pesadas no sul desses territórios.

Assim como o relatório foi emitido, sua região central foi estimada em 20,2 graus de latitude norte e 81,5 graus de longitude oeste, uma posição que a coloca cerca de 190 quilômetros a sudeste de Punta del Este, Isla de la Juventud, e 410 quilômetros leste-sudeste do Cabo San Antonio, a ponta mais ocidental de Cuba.

O movimento da Ida continua em um curso próximo ao noroeste, com um aumento de sua velocidade para cerca de 24 quilômetros por hora.

Esta advertência prevê que continuará em curso e velocidade semelhantes, ganhando em organização e intensidade, aproximando-se do arquipélago cubano.

As áreas de chuva, que ainda afetam o leste, continuarão a se estender até a região central e a partir desta manhã até o oeste, o que pode ser intenso em algumas localidades.

A tempestade tropical força ventos a cerca de 130 quilômetros a nordeste de seu centro de circulação, mas com a intensificação que esta tempestade tropical deverá sofrer, eles podem se estender por mais de 150 quilômetros.

A partir da manhã atingirá a força da tempestade tropical sobre a Ilha da Juventude e o arquipélago de Canarreos, até 65 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes, aumentando de intensidade à tarde.

Com a proximidade do centro ao oeste, os ventos se estenderão até as províncias de Pinar del Río, Artemisa, Havana e Mayabeque, que oscilarão entre 70 e 85 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes.

O relatório afirma que haverá ondas na costa sul da Ilha da Juventude e do arquipélago de Canarreos, que podem ser fortes, com perigo para a navegação e inundações costeiras moderadas.

Na costa sul das províncias de Pinar del Río a Cienfuegos, começarão os surtos de tempestade, com inundações costeiras moderadas nas áreas baixas das províncias de Pinar del Río a Mayabeque.

mem/joe/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.