27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Um instituto em Cuba para o diálogo e consenso

Um instituto em Cuba para o diálogo e consenso

Havana, 25 ago (Prensa Latina) O surgimento do Instituto Cubano de Informação e Comunicação Social é um passo vital para ajudar a promover uma cultura de diálogo e consenso na sociedade, disse hoje o funcionário Waldo Ramírez.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à Prensa Latina, o primeiro vice-presidente do Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT) destacou que a entidade considerada um Organismo da Administração Central do Estado (OACE) permitirá sustentar os processos de comunicação como pilares da vida política e social da nação.

Segundo o entrevistado, essa etapa implica comunicação para além da mídia, impacta as instituições e, principalmente , os cidadãos.

Nesse sentido, a nova estrutura deve dar coerência ao cumprimento da Política de Comunicação Social do Governo aprovada em 2018, que reconhece a informação como um bem público e um direito das pessoas, lembrou.

Da mesma forma, endossa a atual Constituição da República, que estabelece garantias para que os cidadãos possam solicitar e receber do Estado informações verdadeiras, objetivas e oportunas, bem como o acesso às geradas pelas instituições e órgãos.

Em outra ordem, Ramírez esclareceu que o ICRT se extingue com o surgimento da OACE e do Instituto, mas a rádio e a televisão cubana permanecem intactas.

‘As transformações estão no âmbito estrutural da OACE’, enfatizou.

Na véspera da entrada em vigor do Decreto-Lei 41, no qual o Conselho de Estado instituiu o Instituto de Informação e Comunicação Social, para conduzir e controlar os processos na esfera e promover o seu aperfeiçoamento.

Na opinião do presidente da União dos Jornalistas de Cuba, Ricardo Ronquillo, a instituição poderá contribuir para a solução dos problemas estruturais do setor e facilitar o avanço em novos modelos de imprensa.

‘Aguarda-se a aprovação de um instrumento legal, já incluído na programação parlamentar, que ofereça garantias aos direitos à liberdade de imprensa e expressão contidos na Constituição’, afirmou.

Além disso, destacou Ronquillo, o Instituto está desenhado há vários anos e seu surgimento é uma necessidade acentuada pela rápida imersão da ilha na chamada era da convergência e no cenário de guerra híbrida que o país enfrenta.

msm/cgc/cm/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.