23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Banco Mundial congelou fundos para o Afeganistão

Banco Mundial congelou fundos para o Afeganistão

Cabul, 25 ago (Prensa Latina) O Banco Mundial congelou fundos para projetos que estão sendo desenvolvidos no Afeganistão depois que o Talibã tomou o poder no país da Ásia Central, foi divulgado hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A suspensão da ajuda financeira ao país da Ásia Central é um novo golpe para uma economia que depende fortemente da ajuda externa e enfrenta o aumento dos preços dos alimentos, sublinhou o canal TOLO news.

O Banco Mundial comprometeu mais de US $ 5,3 bilhões para projetos de desenvolvimento no Afeganistão, de acordo com o site da organização.

O Fundo Fiduciário de Reconstrução do Afeganistão, administrado pelo Banco Mundial, arrecadou mais de US$ 12,9 bilhões.

‘Suspendemos os desembolsos em nossas operações no Afeganistão e estamos monitorando e avaliando de perto a situação de acordo com nossas políticas e procedimentos internos’, disse a porta-voz do Banco Mundial, Marcela Sánchez-Bender.

Anteriormente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) suspendeu o acesso de Cabul aos seus recursos, incluindo US$ 440 milhões em novas reservas monetárias, disse devido à falta de clareza sobre o governo do país depois que o Talibã tomou a capital afegã.

O anúncio do FMI foi feito em meio à pressão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que detém participação majoritária no fundo.

Após 20 anos de guerra, o Afeganistão enfrenta um colapso econômico e países e instituições estrangeiras disseram que retirarão a ajuda e o dinheiro enviado ao país depois que os insurgentes fundamentalistas tomaram o poder.

O grupo armado radical reconquistou Cabul e controla 33 das 34 províncias do país, 20 anos depois de entregar o governo a uma invasão dos Estados Unidos e da OTAN em uma suposta cruzada antiterrorista.

O Afeganistão está agora mais empobrecido pela guerra e, de acordo com dados da ONU, neste ano, quase 360.000 de seus habitantes foram forçados a deixar suas casas.

Desde o início do conflito, houve 11 milhões de refugiados e 5 milhões de deslocados internos, além de mais de 150 mil civis mortos.

ga/abm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.