27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Homenagens a Borges na Argentina por seu 122ú aniversário

Homenagens a Borges na Argentina por seu 122ú aniversário

Buenos Aires, 24 ago (Prensa Latina) Os argentinos recordarão hoje com múltiplas iniciativas, entre elas um festival literário, um de seus maiores escritores, Jorge Luis Borges, no 122ú aniversário de seu nascimento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desde ontem, as primeiras páginas dos jornais e as mensagens na rede social twitter homenageiam o autor de El Aleph, cuja impressão literária deixou sua marca nas letras hispanas do século XX para sempre.

Como todo dia 24 de agosto, declarado nesta terra do sul o Dia do Leitor em homenagem a Borges, nesta terça-feira haverá diversas atividades, nas quais você está convidado a reler e se conectar ainda mais com um autor que ficou na história pela originalidade e beleza de sua literatura.

Desde a primeira edição do Borges Festival, através de um streaming que decorreu nos últimos dias com transmissão ao vivo e simultaneamente nas plataformas YouTube e Twitch, celebram nesta terra a existência de um autor ‘irrepetível’, que deixou uma marca indissolúvel na escrita latino-americana e universal.

Ontem começou o primeiro festival dedicado ao escritor, que vai até o dia 28, com o apoio da Impulso Cultural e que se propõe a redescobrir sua obra por meio de palestras e oficinas virtuais para todo o público.

Para este dia, por exemplo, serão realizadas duas conferências, uma delas de Anibal Jarkowski, que abordará o papel da cidade nos textos borgianos.

Oportunidade única também será a possibilidade amanhã da palestra de sua ex-aluna, a escritora Sylvia Iparraguirre, que abrirá as portas para as histórias de Borges e as chaves básicas para entrar em uma literatura universal.

Por sua parte, a Fundação Internacional que homenageia o escritor, irá realizar vários dias para recordar o seu 122ú aniversário. Na sala do Centro Cultural Kirchner, por exemplo, o professor Pablo De Vita conversará com a escritora María Kodama e com o ministro da Cultura do país, o cineasta Tristán Bauer, sobre a relação de Borges com o cinema.

Seja em Adrogué, chefe da festa portenha de Almirante Brown, onde morou, ou no bairro portenho de Palermo, onde nasceu, Borges pode ser revisitado de múltiplas maneiras, alimentando o espírito de muitos que aproveitam para se afeiçoar pela magia da literatura tão necessária nestes tempos de Covid-19.

msm/may/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.