11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exigem medida cautelar pela vida de jornalista ameaçado no Equador

Exigem medida cautelar pela vida de jornalista ameaçado no Equador

Quito, 24 ago (Prensa Latina) A Rede de Intelectuais e Artistas pela Humanidade (REDH) exigiu ações urgentes do presidente do Equador, Guillermo Lasso, para proteger o jornalista Orlando Pérez, ameaçado de morte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O pedido foi formulado em uma carta aberta da Rede em cujo texto se chama a atenção para ‘a evidente presença de figuras antidemocráticas que atuam impunemente no Equador contra a vida e a segurança dos cidadãos’.

A respeito de Pérez, afirmaram que ele é um comunicador reconhecido, premiado em cenários relevantes por seu excepcional trabalho na profissão, além de fazer parte da Secretaria Executiva da instância, composta por cerca de 15 mil intelectuais e artistas de todo o mundo.

Afirmaram também que recebeu ameaças explícitas, incompatíveis com a definição de um país de direitos e liberdades, voltadas para a salvaguarda do Bem Viver como objetivo primordial de sua Constituição.

‘Uma ameaça como a que atinge Orlando Pérez e sua família, além de ameaçar o princípio fundamental da vida, pode constituir um grave déficit da democracia equatoriana’, indica o texto.

Neste contexto, os membros da REDH pediram ao presidente uma ação urgente para proteger a vida e obra de Orlando Pérez e a proteção imediata de toda a sua família, sem a qual qualquer ato fortuito poderia ser entendido como responsabilidade do Estado e de suas autoridades.

Solicitaram também a condenação pública deste tipo de ação criminosa, que, se não for punida, põe em perigo a paz dos cidadãos e o próprio Estado de direito.

‘A REDH, que reúne personalidades, ganhadores do Nobel, intelectuais e artistas e garante o cumprimento dos direitos humanos, políticos e de comunicação, e em particular do direito essencial à vida, espera de você, como Chefe de Estado, uma atenção individual a esta situação alarmante’, enfatiza o documento.

A posição da entidade é uma reação à denúncia pública feita por Pérez na semana passada nas redes sociais, na qual alertou; ‘as ameaças de morte contra minha família e contra mim continuam sem freios’.

mv/scm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.