20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Costa Rica cria mapas para adaptação às mudanças climáticas

Costa Rica cria mapas para adaptação às mudanças climáticas

San José, 24 ago (Prensa Latina) A Costa Rica surge hoje como pioneira no uso da metodologia das Áreas Essenciais de Apoio à Vida (ELSA, sigla em inglês), inclusive a nível internacional, com enfoque específico na adaptação às mudanças climáticas.

O Ministério do Meio Ambiente e Energia (Minae) destacou que a Costa Rica está avançando no desenvolvimento de mapas nacionais que identificam as principais áreas a serem protegidas, restauradas e/ou manejadas de forma sustentável no território.

Os mesmos cumprem o papel de aumentar a resiliência das pessoas e da natureza à ameaça das mudanças climáticas para os serviços ecossistêmicos básicos para a vida e atividades econômicas no país.

Ela revelou que a iniciativa pertence ao projeto Mapeamento da Natureza para as Pessoas e o Planeta, uma aliança entre a Minae e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A responsável pela iniciativa, Andrea Meza, afirmou que a mudança climática é uma das maiores ameaças à vida e à economia da Costa Rica.

Ela destacou que o relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é conclusivo: ‘há mudanças que já são irreversíveis e às quais temos que nos adaptar. Precisamos enfrentar esse problema por várias frentes, e uma fundamental é a partir da própria natureza. ‘

Os ecossistemas podem nos ajudar a enfrentar as mudanças climáticas, saber onde temos que agir e o que devemos fazer é um grande passo para o país e é algo que devemos refletir no novo Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas, considerou o ministro.

Durante a apresentação da iniciativa, elas destacaram que a metodologia de identificação ELSA – foi desenvolvida pelo PNUD e pela University of Northern British Columbia no Canadá e foi implementada na Costa Rica com a liderança de Minae e do Laboratório PRIAS do Centro Nacional de Alta Tecnologia.

A esse respeito, o representante residente do PNUD Costa Rica, José Vicente Troya, expressou a satisfação de sua agência em apoiar os esforços da Costa Rica com iniciativas pioneiras que contribuem para a resiliência diante da crise climática e a criação de condições para a conservação.

Esta análise geoespacial ajudará a identificar as prioridades e ações nacionais a serem desenvolvidas para reduzir as perdas e garantir serviços ecossistêmicos como a água, disse Troya.

O diretor do Centro Nacional de Informação Geoambiental de Minae, Rafael Monge, especificou que é a primeira vez que a metodologia ELSA é utilizada, inclusive em âmbito internacional, com foco específico na adaptação às mudanças climáticas.

Os dados oficiais refletem que os custos de reparo e reconstrução devido a eventos climáticos nos próximos cinco anos podem representar até 2,5% do Produto Interno Bruto deste país.

mv/ale/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES