23 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cientista político pontua diálogo como ponto de inflexão na Venezuela

Cientista político pontua diálogo como ponto de inflexão na Venezuela

Caracas, 24 ago (Prensa Latina) As negociações iniciadas no México entre o governo bolivariano e a oposição Plataforma Unitária constituem hoje um ponto de inflexão na cena política venezuelana, segundo o cientista político espanhol Juan Carlos Monedero.

‘O México tem sido um ponto de inflexão; uma parte da oposição mais beligerante assume o fim do governo provisório (de Juan Guaidó) e a justificativa das sanções’, disse Monedero ao falar no fórum Diálogos na Venezuela: Chaves para um novo ciclo político, organizado pelo Instituto Samuel Robinson.

O político e acadêmico destacou que as conversas podem trazer soluções para os problemas da nação sul-americana, incluindo o fim das medidas coercitivas unilaterais implementadas pelos Estados Unidos e seus aliados.

‘É muito difícil continuar operando sanções econômicas contra a Venezuela quando o governo e a oposição se reconhecem, dialogam’, enfatizou o professor de Ciência Política da Universidade Complutense de Madri.

Ele enfatizou que a posição mais decente é apostar no diálogo entre o Executivo venezuelano e a oposição, um processo que também aponta para a via eleitoral e à soberania.

Monedero também destacou que a Espanha deve apoiar o processo de aproximação entre as forças políticas do país sul-americano.

No dia 13 de agosto, o Governo da Venezuela e a chamada Plataforma Unitária da oposição assinaram o memorando de entendimento que vai reger as negociações no México, elaborado com a mediação da Noruega e o apoio da Rússia e da Holanda.

As negociações buscarão finalizar acordos na área de direitos políticos, garantias eleitorais e um calendário para eleições observáveis.

Da mesma forma, as partes abordarão o fim das medidas coercitivas unilaterais implementadas contra a Venezuela, a restauração do direito aos bens, a renúncia à violência e a resposta às suas vítimas e as garantias de implementação, monitoramento e verificação do acordado.

mv/wup/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES