25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Talibã tenta tomar reduto rebelde no Afeganistão

Talibã tenta tomar reduto rebelde no Afeganistão

Cabul, 23 ago (Prensa Latina) O Talibã ordenou que centenas de seus combatentes tomassem o Vale Panjshir, uma das poucas partes do Afeganistão ainda não controlada pelo grupo armado fundamentalista, foi noticiado hoje na capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desde que o Talibã tomou Cabul, vislumbres de resistência surgiram de algumas tropas governamentais na província de Panjshir, ao norte de Cabul, há muito reconhecidas como um reduto anti-Talibã, informou a Al Jazeera.

Centenas de mujahideen em Emirados Islâmicos estão indo para Panjshir após autoridades locais se recusarem a entregar a região pacificamente, escreveu o grupo em sua conta no Twitter.

Por sua vez, Ahmad Massoud, cujas forças controlam a última grande fortaleza anti-Talibã, disse no domingo que espera manter conversações pacíficas com o Talibã.

De seu reduto no vale do Panjshir, Massoud reuniu restos de unidades regulares do exército e de forças especiais, bem como de combatentes das milícias locais.

Massoud disse que seus apoiadores estão preparados para lutar se forças radicais tentarem invadir o vale.

Na única luta confirmada desde a queda de Cabul em 15 de agosto, as forças anti-Talibã reconquistaram três distritos na província de Baghlan, ao norte da província de Panjshir.

Massoud apelou para um governo inclusivo e de base ampla no Afeganistão, representando todos os grupos étnicos do país.

Enquanto isso, milhares de pessoas continuam a se reunir no aeroporto internacional de Cabul, na esperança de deixar o país.

Pelo menos 20 pessoas foram mortas nos últimos sete dias no aeroporto da capital e nos arredores, algumas mortas a tiros e outras mortas em debandadas, segundo testemunhas.

Uma multidão tenta deixar o Afeganistão depois que o grupo armado tomou Cabul e retornou ao poder após 20 anos de ocupação militar pelos Estados Unidos e pela OTAN, que invadiram o país em uma suposta cruzada antiterrorista e deixaram aqui 250.000 mortos e 11 milhões de refugiados.

O Presidente Joe Biden disse no domingo que a evacuação de estadunidenses, afegãos em situação de risco e outros do terminal aéreo aumentou neste fim de semana.

Washington ordenou seis companhias aéreas comerciais para ajudar na evacuação no Afeganistão. O Pentágono encomendou 18 aeronaves comerciais da United Airlines, American Airlines, Delta Air e outras para transportar os evacuados para locais temporários, incluindo uma dúzia de países na Europa, Oriente Médio e Ásia Central.

De acordo com o General de Divisão do Exército dos EUA William Taylor, os EUA evacuaram 17.000 pessoas, incluindo 2.500 estadunidenses, de Cabul na última semana.

mem/abm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.