25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã culpa os EUA por políticas perigosas para o mundo

Irã culpa os EUA por políticas perigosas para o mundo

Teerã, 23 ago (Prensa Latina) O Irã culpou os Estados Unidos por suas políticas perigosas para o mundo e para a região da Ásia Ocidental em particular, de acordo com uma informação dada pela Hispantv.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A mídia citou Ali Shamjani, Secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, como tendo dito isto durante uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores japonês Toshimitsu Motegi.

Shamjani enfatizou a importância de proteger as vias marítimas, alertando que a presença de forças estrangeiras nos mares próximos ao Golfo Pérsico ameaça sua estabilidade e segurança.

O oficial iraniano também criticou a adesão de Israel ao Comando Central dos EUA (Centcom), o que confirma a determinação de Washington em causar desestabilização. ‘A continuidade de tais políticas terá consequências perigosas para a segurança e estabilidade da região e do mundo inteiro’, disse ele.

O Centcom supervisiona as missões militares dos EUA na Ásia Ocidental que estão baseadas em quase todos os países da Península Arábica e têm como alvo o Irã.

Shamjani também criticou a posição do Presidente dos EUA Joe Biden sobre o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA) ou acordo nuclear, pelo fato de ter seguido os passos de seu predecessor Donald Trump.

Em 2018, os Estados Unidos abandonaram o pacto de 2015 entre Teerã e outras cinco potências mundiais, e então reimpuseram medidas opressivas contra a república islâmica que havia sido deixada para trás com aquiescência multilateral.

Biden prometeu um retorno de Washington, mas sete meses depois de tomar posse, ele não fez nada para mudar as decisões de Trump.

mem/arc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.