25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

General Vo Nguyen Giap, vencedor de impérios

General Vo Nguyen Giap, vencedor de impérios

Hanói, 23 ago (Prensa Latina) Os especialistas militares consideram o vietnamita Vo Nguyen Giap um dos 10 estrategistas mais eminentes de todos os tempos, e alguns o chamam de Napoleão Vermelho, mas se há muitas razões para argumentar a primeira, a segunda é altamente discutível.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A comparação com Napoleão é até ofensiva, pois se Napoleão era um conquistador, o General Giap era um libertador: suas campanhas contra os invasores japoneses, franceses e estadunidenses foram decisivas para o nascimento da nação indochinesa para uma independência sonhada durante séculos.

O que é certo é que se Ho Chi Minh recebe crédito político-ideológico por essas vitórias, Giap recebe crédito militar.

Quem poderia imaginar que este menino, nascido em 1911 em uma família de camponeses pobres, seria um gênio militar sem nunca ter tido qualquer treinamento militar?

N’OUBLIEZ PAS DIEN BIEN PHU (LEMBRE-SE DE DIEN BIEN PHU)

Liderada por Vo Nguyen Giap, a batalha de Dien Bien Phu (1954) teria sido suficiente para inscrever seu nome nos anais da história militar contemporânea.

O exército colonial francês a considerava como uma praça inexpugnável, e talvez o fosse do ponto de vista ‘acadêmico’.

Mas ao invés de um ataque frontal de curto prazo com um resultado duvidoso, as forças do Giap lançaram ataques espaçados em pontos fortificados, seguindo a tática do general de ‘um ataque mais lento, mas mais seguro e avançar (…) atacando somente quando a vitória é certa’.

Após 55 dias de cerco e a decisiva apreensão do aeroporto, a guarnição francesa caiu e todo o seu Estado Maior foi capturado pelos vietnamitas.

Essa batalha não só foi a culminância de uma guerra de resistência de nove anos, mas em muitos aspectos foi também um sólido fundamento teórico e prático para as batalhas que ainda se avizinhariam para o Vietnã.

Mas ainda mais: Dien Bien Phu demonstrou aos países colonizados que um exército mal armado, usando sandálias rústicas, de uma aldeia com uma economia agrícola quase primitiva, poderia derrotar uma potência rica com uma indústria de guerra de alta tecnologia. Francamente, Napoleão não chegou nem perto….

Em Dien Bien Phu, além disso, a França teve o apoio de outros países ocidentais, como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos. Este último arcou com 70% dos custos do exército francês naquela dispendiosa batalha.

REMEMBER VIETNAM (LEMBREM-SE DO VIETN)

A guerra contra os Estados Unidos foi outra página brilhante na história militar do Vietnã e de seu comandante mais ilustre. Ainda não está claro no Vietnã quem a perdeu, mas foi Vo Nguyen Giap quem a ganhou.

Giap, no entanto, não reivindicou nada dessa glória e atribuiu tudo isso a seu povo: ‘Os Estados Unidos perderam muitas oportunidades para acabar com a Guerra do Vietnã, enquanto o Vietnã sempre se aproveitou de todas elas’.

Ele o tinha desde o início: ‘Tivemos que usar armas pequenas contra armas grandes e armas antiquadas contra armas modernas’, explicou ele na época. ‘No final, é o fator humano que determina a vitória’, disse ele.

Diz-se que muitos soldados vietnamitas tatuaram em seus peitos uma frase lapidária: ‘Nasci no Norte para morrer no Sul’. E que o fizeram inspirados pelo espírito de sacrifício e dedicação à pátria que seu líder soube inspirar neles.

Foi, além disso, uma prova incontestável da confiança das tropas em seu general, que transformava o exército em um grupo guerrilheiro da mesma forma que convertia a guerrilha num exército. Não é por nada que os estudiosos dessa guerra disseram que a dispersão do Exército do Vietnã do Norte era tão impossível quanto espremer sangue de uma pedra.

Em 1968, a Ofensiva Tet, um ataque maciço das tropas norte-vietnamitas e da guerrilha sul-vietnamita às principais cidades do sul do país, também refletiu a firmeza desse espírito e a visão do homem por trás dele.

As forças patrióticas perderam mais de 44.000 homens, mas a profundidade e a amplitude da operação derrubou o moral do exército sul-vietnamita e virou de vez a opinião pública estadunidense contra a guerra.

Levaria sete anos para Saigon cair, mas a vitória começou então a tomar forma.

GIAP NA MEMÓRIA

Neste 25 de agosto é o 110ú aniversário do nascimento da Vo Nguyen Giap, e uma variedade de atividades está ocorrendo em todo o Vietnã para homenageá-lo. Entre os locais mais visitados estão seu local de nascimento e o túmulo austero onde seu guerreiro permanece.

Ambos estão na província central de Quang Binh, o cenário de algumas das batalhas mais sangrentas da Guerra do Vietnã. A primeira, perto de um riacho suave; a segunda, de frente para as águas índigo do Mar Oriental.

Como convém a um homem de grandes encruzilhadas.

mem/asg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.