19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diretrizes à revogação do mandato presidencial preparadas no México

Diretrizes à revogação do mandato presidencial preparadas no México

México, 23 ago (Prensa Latina) O chefe do Instituto Nacional Eleitoral (INE), Lorenzo Córdova, informou hoje que esta agência trabalha contra o relógio na preparação das diretrizes para a revogação do mandato presidencial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O governante destacou que é fundamental definir agora tudo o que é necessário para poder sustentar o orçamento necessário que será pedido ao Congresso.

Disse que o INE deve entregar o seu projeto de orçamento ao Ministério das Finanças até 28 de Agosto, pelo que será aprovado pelo Conselho Geral na sexta-feira.

Córdova explicou que as diretrizes contemplam as disposições organizacionais para um exercício de democracia direta semelhante ao de um processo eleitoral federal.

Esclareceu que o INE não pretende legislar ou substituir o Congresso nos seus poderes e atribuições constitucionais como já foi dito, mas também não pode, por atrasos de que não é responsável, comprometer a eventual realização deste exercício democrático por omissão de tomar as providências necessárias, enquanto se aguarda uma lei secundária de revogação.

Considerou que o INE não pode deixar de tomar as medidas para que, caso seja aprovado um pedido de cidadãos para o exercício de revogação do mandato, o mesmo se organize nos tempos correspondentes.

Ou seja, não pode esperar que o Congresso aprove uma eventual lei secundária que, de acordo com os cronogramas que o próprio Congresso deu na reforma constitucional, deveria ter sido aprovada há 430 dias.

No entanto, disse, essas diretrizes vão contemplar que assim que houver previsão legal sobre a matéria, eles terão que se adequar ao conteúdo da nova legislação.

Salientou que desta forma terão os elementos para requerer ao Tesouro os valores necessários à sua organização, salvo que, em caso de revogação do mandato ou de consulta popular, esses recursos serão devolvidos na sua totalidade a Tesouraria da Federação.

rgh / lma / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.