17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciam espionagem de conselheiro presidencial checo

Denunciam espionagem de conselheiro presidencial checo

Praga, 22 ago (Prensa Latina) O serviço de contra-espionagem tcheco espionou o conselheiro presidencial Martin Needl, denunciou hoje o jornal digital neovlivni.cz, citado pela televisão da capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Serviço de Segurança e Informação (contra-espionagem) estava seguindo os passos do conselheiro de assuntos econômicos do presidente Milos Zeman para buscar informações sobre seus contatos com a Rússia e sua atividade empresarial, disse a mídia mencionada.

Needl confirmou essas informações, disse a publicação digital, em meio a uma relação tensa entre o chefe de Estado e o governo do primeiro-ministro Andrej Babis, destacou a imprensa da capital.

No dia 17, o presidente tcheco disse ao jornal Parlamentni List que a contra-espionagem realizou ações além de seus poderes ao ouvir conversas de figuras de alto escalão do Estado.

Zeman na época mostrou-se insatisfeito com a decisão do executivo de manter temporariamente Mikhail Koudelky à frente do serviço de segurança até as eleições parlamentares de outubro próximo, quando seu contrato de cinco anos expirou no dia 15. O monitoramento das conversas de pessoas de alto escalão não está de forma alguma dentro dos poderes da contra-espionagem, disse o chefe de Estado à Parlamentni List, citado pela televisão local.

A detonação em um paiol de pólvora em 2014 na cidade tcheca de Vrebtice gerou uma crise diplomática com a Rússia, que respondeu de forma simétrica à expulsão de seus funcionários por Praga, que sem provas acusavam Moscou de ser o responsável pela explosão.

O governo de Babis defendeu uma única versão dos fatos, ou seja, a culpabilidade russa no desastre do barril de pólvora, enquanto Zeman defendeu a possibilidade de várias causas, incluindo um caso de negligência, que estremeceu as relações com o executivo.

mem / to / hb/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.