25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Iniciarão diálogos para formar um novo governo no Afeganistão

Iniciarão diálogos para formar um novo governo no Afeganistão

Cabul, 21 ago (Prensa Latina) O co-fundador do Movimento Talibã e principal negociador, Mullah Abdul Ghani Baradar, chegou hoje aqui para discutir com os líderes políticos afegãos a formação do novo governo, depois que seu grupo armado conquistou o país.

As últimas reuniões realizadas após a entrada dos insurgentes em Cabul foram informais, disse o chefe da facção político-militar fundamentalista islâmica Hezb-e-Islami, Gulabadin Hekmatyar, segundo a TOLO News.

O Talibã expressou interesse em estabelecer um governo inclusivo e de base ampla no Afeganistão, disse o veterano líder jihadista a um canal de televisão privado, informou a agência de notícias Pajhwok.

É provável que Baradar empreenda uma reunião com o chamado Conselho de Coordenação composto pelo ex-presidente Hamid Karzai, ex-primeiro ministro Abdullah Abdullah e Gulbuddin Hemaktyar.

O Dr. Abdullah e Karzai estão em contato com o Talibã sobre uma futura configuração política, disse a fonte.

Baradar voltou ao país da capital do Catar, Doha, na terça-feira, e até agora permaneceu na província de Kandahar, no Afeganistão, considerada o berço do Talibã.

Enquanto estava em Doha, Baradar serviu como chefe do Talibã nas negociações com os Estados Unidos sobre a retirada das tropas, e mais tarde liderou conversações de paz mal sucedidas com o agora extinto governo afegão.

Um alto funcionário do Talibã, Mullah Ahmadullah Wasiq, sediado na capital afegã, disse que o grupo armado não tem planos de formar nenhum outro tipo de governo que não seja permanente, informou a Khaama Press.

Wasiq argumentou que o ritmo lento para preencher o vácuo político no Afeganistão decorre da intenção de criar um governo inclusivo que seja aceitável por todas as partes no Afeganistão.

Seis dias desde que o grupo armado tomou Cabul e o Afeganistão ficou sem chefe de Estado, as únicas nomeações foram as de alguns governadores provinciais, prefeitos e a unidade de forças especiais para proteger o palácio presidencial.

Wasiq, embora não tenha nomeado especificamente nenhuma das partes no Afeganistão, reiterou que as negociações estão em andamento com todas as partes no país.

A tríade que inclui o ex-presidente Karzai, o chefe do Alto Conselho de Reconciliação Nacional Abdullah Abdullah e o líder do Hezb-e-Islami Gulabadin Hekmatyar é aparentemente a única entidade com a qual o Talibã pode entrar em negociações.

msm/abm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES