15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba promove cooperação com bloco euro-asiático

Cuba promove cooperação com bloco euro-asiático

Bishkek, 20 ago (Prensa Latina) O primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, reiterou hoje o compromisso de seu país de fortalecer os laços econômicos, comerciais, financeiros e de cooperação com a União Econômica da Eurásia (UEE).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao intervir por vídeo-mensagem na reunião do Conselho Intergovernamental da UEE, na cidade quirguiz de Cholpon-Ata, o Chefe do Executivo disse que a ilha considera relevantes os intercâmbios intersetoriais e o reforço do trabalho conjunto em áreas de interesse comum.

‘Uma das prioridades de nossas agendas deve ser o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que desencadeou uma crise multissetorial e constitui um desafio para o desenvolvimento de nossas nações’, alertou.

Ele ressaltou que somente através de esforços conjuntos será possível conter a propagação da pandemia e minimizar suas consequências.

A esse respeito, reiterou a disposição de Cuba de oferecer a experiência de seus profissionais no manejo da doença e o resultado das pesquisas científicas realizadas para sua prevenção e tratamento.

Também ratificou o interesse de Havana em conseguir a participação ativa da comunidade empresarial eurasiática em projetos de investimento no país, para aumentar e diversificar as exportações de bens e serviços, disse Marrero.

Indicou que entre as suas prioridades está também a implementação de projetos conjuntos em diversos setores, especialmente os relacionados com a exploração e produção de hidrocarbonetos, a indústria farmacêutica e biotecnológica, a agricultura, os transportes e a indústria siderúrgica.

O Primeiro-Ministro reiterou a vontade de Cuba de aprofundar as relações no setor do turismo, com ênfase na modalidade corporativa e de saúde, de acordo com as características dos mercados dos Estados membros.

Também sublinhou a determinação da nação antilhana em colaborar na implementação das diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da integração econômica euro-asiática até 2025, além de outros planos vinculados à estratégia de desenvolvimento econômico e social cubana até 2030.

‘Estamos convencidos de que juntos podemos enfrentar os desafios que se colocam nestes tempos difíceis e que em estreita cooperação nossos governos poderão garantir o bem-estar de nossos povos’, concluiu Marrero.

Na reunião participam representantes dos Estados membros da UEE: Rússia, Belarus, Cazaquistão, Armênia e Quirguistão, bem como Moldávia, Uzbequistão e Cuba que têm status de observadores.

Do lado cubano, esteve presente o embaixador da ilha na Rússia, Julio Garmendía, nomeado por seu governo como representante permanente junto à Comissão Econômica da Eurásia.

oda / mml / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.