27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O México e as suas contas externas

O México e as suas contas externas

México, 19 Ago(Prensa Latina) Os mexicanos que vivem no exterior enviaram no primeiro semestre deste ano remessas de valores superiores às vendas de petróleo e aos investimentos estrangeiros diretos, informou hoje o Banco do México.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo a entidade emissora, entre janeiro e junho de 2021 as remessas familiares somaram 23 bilhões 618 milhões de dólares, ultrapassando o montante de 18 bilhões 433 milhões de dólares que, segundo dados preliminares do Ministério da Economia, o país recebeu por conceito de investimentos estrangeiros no mesmo período.

O banco central destaca que os migrantes se consolidaram como os principais geradores de divisas no México, já que os dólares que entraram por essa rota também superaram os obtidos com as exportações de petróleo, vendas de produtos agrícolas para outros países e derramamentos com a chegada de estrangeiros e turistas.

Abaixo das remessas estão as vendas de petróleo, no valor de 12 bilhões 680 milhões de dólares; as de produtos agrícolas para outro país, com 10 bilhões 744 milhões, e o derramamento para turistas estrangeiros, de sete bilhões 814 milhões de dólares.

As remessas, ao contrário de outros itens que foram fortemente afetados em algum momento da pandemia, se fortaleceram significativamente, a ponto de registrar números nunca antes vistos como resultado de valores médios mais elevados e mais transações mensais.

Dessa forma, acrescenta o banco, enquanto o fluxo de remessas está bem acima dos níveis que apresentava no mesmo período de 2019, ou seja, quando não existiam os efeitos da pandemia, os demais itens não foram integralmente recuperados .

A fonte acrescenta que os embarques de moeda estrangeira de migrantes mexicanos registrados entre janeiro e junho de 2021 são 40 por cento maiores do que os do mesmo período de 2019; enquanto isso, as receitas do turismo mostram uma queda de 40% e as empresas de petróleo, 8,0%.

Do lado das exportações agrícolas, os dados do banco central mostram um aumento de 9,0 por cento no período referido, enquanto o investimento estrangeiro direto mostra um ligeiro crescimento de 1,8, muito longe do desempenho das remessas.

Gabriel Casillas, presidente do Comitê de Estudos Econômicos do Mexican Institute of Finance Executives, considerou que o valor das remessas continuará sendo muito elevado no restante do ano devido aos efeitos dos incentivos fiscais concedidos pelos Estados Unidos aos seus população para enfrentar a crise causada pela pandemia do Covid-19.

O cálculo do Monex Financial Group é que fechem 2021 com um montante acumulado de 49,6 bilhões de dólares, que se cumprido representará um acréscimo de 22 por cento em relação ao recorde de 40,6 bilhões reportado em 2020.

mem/lma/jcfl/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.