23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Talibã isolou a capital do Afeganistão pelo leste

Talibã isolou a capital do Afeganistão pelo leste

Cabul, 15 de agosto (Prensa Latina) O movimento talibã continuou seu rápido avanço no Afeganistão e hoje capturou a cidade de Jalalabad, para isolar o leste da capital Cabul, que é a única grande área urbana sob controle do governo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os insurgentes ganharam o controle do chefe da província de Nangarhar sem luta, ao tomar o controle da importante cidade de Mazar-i-Sharif, no norte, com pouca oposição, informou a rede Al Jazeera.

As forças de segurança afegãs fugiram pela rodovia para o vizinho Uzbequistão, cerca de 80 quilômetros ao norte, disseram autoridades provinciais.

A queda de Jalalabad coloca extremistas do Taleban no controle das estradas que ligam o Afeganistão ao Paquistão.

Os rebeldes já controlam 23 das 34 províncias do país, pois além de Jalalabad capturaram recentemente as capitais de Paktiká, Paktia, Kunar, Faryab, Balj, Lagmán e Daikondi.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou o envio de 5.000 soldados para ajudar na evacuação de diplomatas e outros cidadãos norte-americanos, 2.000 a mais do que o inicialmente autorizado pela Casa Branca.

Vários especialistas e analistas indicam que o ataque do Taleban representa o colapso das forças do governo afegão e a derrota militar dos Estados Unidos, o que deixa esta nação da Ásia Central em piores condições do que em outubro de 2001, quando Washington iniciou a invasão do país.

Os Estados Unidos iniciaram a guerra no Afeganistão após os ataques às Torres Gêmeas de 11 de setembro daquele ano em Nova York, em uma suposta cruzada contra o terrorismo.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), só neste ano quase 360.000 afegãos foram deslocados pelo conflito, um total de vários milhões de refugiados e mais de 150.000 civis mortos e vários feridos desde o início do conflito.

O atual ataque insurgente representa o colapso das forças afegãs e a derrota militar dos Estados Unidos, que gastaram bilhões de dólares anualmente do contribuinte americano em duas décadas de invasão.

Os 20 anos de hostilidades também significaram a morte de 3.000 soldados americanos, enquanto outros 30.000 ficaram feridos.

jcm / abm / sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.