17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Assunção completa 484 anos

Assunção completa 484 anos

Assunção, 15 ago (Prensa Latina) Assunção chega hoje a 484 anos após sua fundação, a capital do Paraguai, chamada Mãe das Cidades.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O mérito é concedido a Juan de Salazar y Espinosa de los Monteros como fundador, em 15 de agosto de 1537.

No entanto, só em 16 de setembro de 1541 foi assinado o ato de constituição, quando o seu Cabildo foi instituído pelo vice-governador Domingo Martínez de Irala, o que elevou à categoria de cidade o que era apenas um forte militar localizado no território do povo do Karió-Guaraní.

Seu nome oficial é algo difícil de lembrar: A Nobre e Leal Cidade de Nossa Senhora Santa María de Assunção, por isso é simplesmente Assunção.

Eles a chamam de Mãe das Cidades porque durante a conquista espanhola várias expedições partiram dela com o objetivo de fundar outras no cone sul americano, entre elas, Buenos Aires (pela segunda vez, após a tentativa fracassada de 1536), Corrientes, Santa Fé, Santa Cruz de la Sierra e Santiago de Jerez.

Teve um boom na segunda metade do século 16, mas depois declinou devido ao seu isolamento geográfico e ao esquecimento a que a metrópole foi relegada à província paraguaia.

A Revolta dos Comunardos (1721-1735), uma das primeiras revoltas contra o domínio colonial, teve seu centro principal nesta cidade.

O Paraguai libertado da metrópole espanhola por um ato de 25 de novembro de 1842, a maior parte do centro de Assunção foi demolida para refazer a configuração urbana na forma de uma grade.

Na chamada Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870) foi ocupada por tropas brasileiras e aliadas de janeiro de 1869 (fato conhecido como Saque de Assunção) até 1876, e iniciou sua difícil reconstrução.

No final do século 19 e início do 20, grande número de imigrantes da Europa e do Império Otomano começaram a chegar, o que mudou a cidade.

Como todo processo em uma localidade desde sua fundação, o crescimento e a extensão foram imparáveis, até hoje forma uma ampla Área Metropolitana, conhecida como Grande Assunção.

Também pertencem a ela as cidades periféricas de Luque, Fernando de la Mora, San Lorenzo, Lambaré, Mariano Roque Alonso, Ñemby, Capiatá, Limpio, San Antonio, Villa Elisa, Itauguá e Ypacaraí, todas pertencentes ao departamento Central, uma dos 17 do país.

Isso significa que seus habitantes somam mais de 2,7 milhões, enquanto em todo o Paraguai vivem cerca de 7.045 milhões (dados de 2019), o que torna a Grande Assunção, em seus 2.582 quilômetros quadrados, uma das 20 maiores aglomerações urbanas da América do Sul.

Mas a cidade como tal mal chega a 521.101 habitantes em uma área de 117 quilômetros quadrados.

Localizado próximo a uma baía, na margem esquerda do rio Paraguai em frente à confluência com o Pilcomayo, é subdividido em seis distritos com 70 bairros.

Assunção cresceu de um setor que hoje constitui o Centro Histórico da Cidade, para se expandir de forma irregular, e em sua progressão absorveu grande parte dos municípios que a circundavam.

Como toda boa capital, é o principal centro administrativo e econômico do país, onde se concentra o maior número de atividades econômicas, políticas e sociais.

Abriga a sede dos três poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) e nele funciona o principal porto fluvial, a Direção Geral de Alfândegas do Paraguai.

Como município autônomo, Assunção é administrada no estilo de Distrito Capital, ou seja, não está formalmente integrada a nenhum departamento.

rgh / jf / cvl / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.