27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reinvenção de cabine telefônica

Reinvenção de cabine telefônica

Londres, 14 ago (Prensa Latina) Condenadas à extinção pelo aumento da era móvel, as cabines telefônicas britânicas se recusam a desaparecer e se reinventam como minibibliotecas, cafés, galerias de arte e até lojas de primeiros socorros equipadas com desfibrilador.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo dados não oficiais, em 1992 havia cerca de 92 mil dessas tradicionais cabines vermelhas espalhadas pelo Reino Unido, mas 8 anos depois restavam apenas 40 mil delas, apenas um terço tinha um telefone cofrinho para fazer chamadas.

Seu desenho em formato retangular e teto côncavo, com uma coroa em cada uma das quatro faces, é obra do engenheiro Gilbert Scott (1880-1960), que em 1924 venceu o concurso organizado pelos Correios, entidade que então administrava os britânicos telefonia.

Embora Scott tenha feito várias alterações no modelo original, o chamado K6, que data de 1936, foi o que permaneceu até hoje, tornando-se também um ícone cultural e motivo recorrente em chaveiros, adesivos e roupas vendidas como souvenirs.

A ascensão dos celulares e das redes cada vez mais sofisticadas ditaram a sentença de morte para cabines telefônicas, mas a operadora British Telecom ou BTGroup, que adquiriu o serviço telefônico durante a onda de privatizações promovida na década de 1980 pela ex-primeira ministra Margaret Thatcher (1979-1990 ), não está disposto a perder dinheiro.

Por meio do plano ‘Adote um quiosque’, a empresa oferece às autoridades locais e governos a possibilidade de obtê-los pelo preço simbólico de uma libra esterlina (cerca de US $ 1,40) com base em projetos públicos como minibibliotecas.

A Community Hearbeat Trust, por exemplo, adquiriu 1.300 deles e os equipou com dispositivos desfibriladores para ressuscitar transeuntes em caso de ataque cardíaco.

As cabines telefônicas da BT se tornaram uma estrutura icônica, então transformá-la para salvar vidas dá a elas um novo propósito que estende sua existência, disse Martin Fagan, secretário nacional da instituição.

Embora os compradores privados paguem um preço muito mais alto, não são poucos os empresários que os compram para a venda de café e salgadinhos, ou para a montagem de pequenas oficinas de conserto de celulares.

De acordo com a BT, a iniciativa economizou mais de 6.600 cabines, enquanto outras 4.000 aguardam para serem ‘adotadas’ e, portanto, não precisam ir para um depósito a céu aberto no norte da Inglaterra.

(Retirado do Orb)/ ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.