27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Oponente supera resultados presidenciais da Zâmbia

Oponente supera resultados presidenciais da Zâmbia

Lusaka, 14 ago (Prensa Latina) O candidato da oposição Hakainde Hichilema lidera hoje os resultados das eleições presidenciais zambianas, após conhecer o voto em 15 dos 156 distritos eleitorais deste país africano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o chefe da Comissão Eleitoral desta nação, Patrick Nishindano, Hichilema tem 171.604 votos a seu favor (59,5%), enquanto o atual presidente Edgar Lundu acumula 110.178 (38,2 pontos), nos 15 distritos citados.

O resultado final da contagem de ingressos deve ser conhecido amanhã. Caso nenhum candidato obtenha mais de 50% de apoio nas urnas, será convocado um segundo turno em 37 dias, destacou a imprensa da capital.

Recentemente, Lundu denunciou a violência promovida por elementos da oposição durante o processo de votação na passada quinta-feira em algumas províncias da Zâmbia, nomeadamente o assassinato de duas pessoas, o que o levou a reforçar o envio de forças de segurança.

‘Recebi com espanto e grande tristeza a informação sobre o assassinato a sangue-frio de Jackson Kungo, presidente de sua Frente Patriótica (PF) para a província do Noroeste, e de um irmão do vice-secretário provincial permanente, Emmanuel Chihili ‘, denunciou. Na ocasião, ele expressou consternação com o nível de caos na província do Noroeste e em algumas partes das províncias do Oeste e do Sul. Afirmou que claramente nesses locais as eleições sofreram irregularidades e acusou os opositores políticos por esta situação.

‘Quando as pessoas dizem que as eleições não são livres e justas, habitualmente acusam o partido que está no governo, mas pero observem o que está acontecendo nestes lugares. Quem está causando o caos? É a oposição a que está por trás disso’, falou o chefe de Estado.

Por seu turno, Hichilema, candidato do opositor Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional, afirmou que ‘milhões de zambianos vieram votar por um futuro melhor’ e disse que a afluência foi enorme e inspiradora e exigiu a calma do eleitorado.

Nishindamo informou que houve uma participação de 71,76% dos mais de 7 milhões de eleitores registrados, chamados a votar nas terceiras eleições gerais desde 2015 para eleger um chefe de estado por cinco anos.

Desde o mês passado, vários prognósticos baseados em pesquisas favoreceram o presidente, embora seus críticos considerassem imprecisos os métodos aplicados para obter os dados e outros estudos indicassem um declínio do apoio popular à PF nos últimos anos.

Hichilema, economista e empresário, que perdeu as eleições desde 2006, considerou que questões como a dívida externa e a queda do preço do cobre nos mercados internacionais – vitais para este país – polarizaram o eleitorado a seu favor.

mem / to /ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.