23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Talibãs recuperam controle da estratégica cidade afegã de Kandahar

Talibãs recuperam controle da estratégica cidade afegã de Kandahar

Cabul, 13 ago (Prensa Latina) Os Talibãs reivindicaram, após intensos combates, a captura de Kandahar, a segunda maior cidade do Afeganistão, além de terem tomado as importantes cidades de Herat e Ghazni, noticiou-se hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O grupo extremista armado talibã invadiu agora 11 das 34 capitais de província no Afeganistão, deixando a capital Cabul cada vez mais isolada, disse a Al Jazeera.

Apenas semanas antes de as forças estrangeiras lideradas pelos EUA completarem a sua retirada após 20 anos de ocupação, os Talibãs controlam mais de dois terços do país e estão exercendo pressão sobre as forças governamentais em várias capitais de província.

Os Talibãs ocuparam anteriormente a periferia de Kandahar, considerada estrategicamente importante para o seu aeroporto internacional, produção agrícola e industrial e um dos principais centros comerciais do país, durante semanas.

Várias cidades caíram na quinta-feira diante da série de vitórias dos Talibãs no Afeganistão, um país onde mais de 1.000 civis foram mortos em violência no último mês, de acordo com a ONU.

Ghazni, apenas 130 quilómetros a sudoeste de Cabul, é um ganho significativo para os Talibãs, pois situa-se na estrada Cabul-Kandahar, que liga as suas fortalezas do sul à capital afegã.

A captura de Ghazni poderia complicar o reabastecimento e o movimento das forças governamentais, bem como comprimir a capital a partir do sul.

Por sua vez, Herat, a terceira maior cidade do oeste do país e uma antiga metrópole na histórica Rota da Seda, esteve sitiada durante semanas antes das forças de segurança se retirarem para o quartel do exército.

Ao mesmo tempo, os Talibãs e os negociadores afegãos reuniram-se em Doha, capital do Qatar, durante o terceiro dia, sem chegarem a um acordo.

A ofensiva militar insurrecional lançada em maio deslocou dezenas de milhares de pessoas, que temem o regresso dos Talibãs, cujo governo de seis anos foi marcado por atrocidades contra minorias étnicas e pela falta de direitos das mulheres.

Os EUA anunciaram que enviariam tropas para o aeroporto de Cabul para ajudar a evacuar o pessoal da embaixada em voos especiais. Os rebeldes controlam a maior parte do norte do Afeganistão e um terço das capitais regionais do país, e há uma preocupação crescente de que continuarão a sua rápida ofensiva para a capital, Cabul, onde dezenas de milhares de civis fugiram dos combates.

Estima-se que 72.000 crianças tenham chegado à capital afegã nos últimos dias, a maioria delas dormindo nas ruas, segundo a organização não governamental Save the Children.

oda/abm/vmc/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.